Gape finaliza vistoria em 700 escolas do AM, PA e PB

Escola beneficiada pelo projeto Aprender Conectado. Foto: Divulgação/GAPE

De um total de 2.323 escolas nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba, o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) vistoriou 696 – ou seja, quase 30% da segunda fase do projeto Aprender Conectado. Segundo comunicou nesta terça-feira, 4, a entidade presidida pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, a visita é a primeira etapa do programa.

O Gape diz que nesse universo de quase 700 escolas, 9% não contavam com Internet. Outros 21% possuem banda larga, mas a grande maioria – 70% – conta com conectividade, mas considerada insuficiente pelo grupo. Além disso, nenhuma das instituições disponibilizava WiFi, "o que inviabiliza o uso da Internet para fins pedagógicos". 

Agora, outras 967 escolas estão sendo vistoriadas nas cidades amazonenses de Manaus, Manicoré e Tabatinga; 1.059 nos municípios paraenses de Afuá, Breves, Portel, Porto de Moz e Santarém; e 297 em João Pessoa. O Gape informa que os critérios para a escolha de cidades são baseados na quantidade de escolas sem conexão (incluindo as que não têm eletricidade), além da disponibilidade de infraestrutura de fibra próxima. 

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Conforme explica o Gape, a fase piloto do Aprender Conectado está sendo finalizada. São 177 escolas públicas em dez municípios, cobrindo cerca de 32 mil alunos. 

Os recursos do Aprender Conectado são derivados do leilão do 5G. São R$ 3,1 bilhões arrecadados com a faixa de 26 GHz e que deverão ser convertidos em investimentos para levar conectividade a escolas no País. O Gape administra esses projetos em uma parceria Anatel, ministérios da Comunicação e Educação, e das operadoras vencedoras do leilão: Algar, Claro, Vivo e TIM. As empresas criaram a Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (EACE), responsável pela execução do projeto.

Políticas para a educação conectada

As políticas públicas de educação conectada e o papel das empresas de telecomunicações e gestores públicos nos diferentes programas estarão em debate no próximo dia 11 de abril, em Brasília.

Trata-se da segunda edição do Seminário Educação Conectada, organizado pela TELETIME e que tem como objetivo discutir políticas públicas para educação digital, os modelos em implementação, as oportunidades para empresas de telecomunicações e empresas de tecnologia, os melhores exemplos e práticas nacionais e internacionais e os desafios enfrentados pelas políticas em curso.

O evento terá a participação do conselheiro da Anatel Vicente Aquino, presidente do GAPE, grupo que coordena a implementação das políticas de conectividade previstas no edital de 5G; do diretor de investimentos e inovação do Ministério das Comunicações, Pedro Lucas; do diretor de apoio à gestão educacional do Ministério da Educação, Alexsander Moreira; do secretário adjunto de articulação e monitoramento da Casa Civil, Rogério da Veiga; e do auditor do Tribunal de Contas da União, André Geraldo de Oliveira.

Confira aqui a programação completa do evento.

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