GAPE atualiza painel de conectividade nas escolas; 8.365 ainda não têm banda larga

Foto: Fabiano Morari/MCom

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE), presidido pelo conselheiro da Anatel Vicente Aquino, atualizou, terça-feira, 28, o Painel de Conectividade nas Escolas com os dados do Censo Escolar 2022 e com uma nova seção que conta com informações detalhadas sobre o Projeto Piloto. De acordo com os novos dados, 8.365 escolas continuam sem qualquer conexão à internet, sendo que 87% dessas escolas estão em áreas rurais.

O Painel foi desenvolvido pelo Subgrupo Técnico de Diagnóstico (SGT-Diagnóstico) para apoiar a tomada de decisão na definição das escolas para atendimento com projetos de conectividade do Gape.

No painel, são disponibilizadas informações cadastrais das escolas de acordo com o Censo Escolar do Inep e informações de conectividade oriundas de diferentes fontes, como o Programa WiFi Brasil (Gesac e RNP Conectado) do Ministério das Comunicações (MCom) e o Programa Banda Larga nas Escolas e atendimento a escolas rurais da Agência, além de pesquisas realizadas pelo Ministério da Educação e pelo Medidor de Velocidade do Nic.Br, bem como informações de infraestrutura.

Notícias relacionadas

Projeto Piloto

O GAPE está executando um Projeto Piloto em 10 municípios brasileiros, distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo 177 escolas públicas de educação básica. Desse total, 153 (86,6%) instituições de ensino estão conectadas com velocidades de download que variam de 50 Mbps a 200 Mbps. Com 86% das escolas ativadas com fibra ótica, a velocidade média de download supera a referência de 1 Mbps por aluno, segundo dados da Anatel.

Políticas para a educação conectada

As políticas públicas de educação conectada e o papel das empresas de telecomunicações e gestores públicos nos diferentes programas estarão em debate no próximo dia 11 de abril, em Brasília.

Trata-se da segunda edição do Seminário Educação Conectada, organizado pela TELETIME e que tem como objetivo discutir políticas públicas para educação digital, os modelos em implementação, as oportunidades para empresas de telecomunicações e empresas de tecnologia, os melhores exemplos e práticas nacionais e internacionais e os desafios enfrentados pelas políticas em curso.

O evento terá a participação do conselheiro da Anatel Vicente Aquino, presidente do GAPE, grupo que coordena a implementação das políticas de conectividade previstas no edital de 5G; do diretor de investimentos e inovação do Ministério das Comunicações, Pedro Lucas; do diretor de apoio à gestão educacional do Ministério da Educação, Alexsander Moreira; do secretário adjunto de articulação e monitoramento da Casa Civil, Rogério da Veiga; e do auditor do Tribunal de Contas da União, André Geraldo de Oliveira.

Confira aqui a programação completa do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!