A Neovia está finalizando os testes com quatro fornecedores de equipamentos no padrão de WiMAX móvel (802.16e): Alcatel-Lucent, Cisco Navini, Motorola e Samsung. A operadora deve anunciar em breve um dos quatro fabricantes como o futuro fornecedor de sua rede nessa tecnologia, que será implementada no primeiro semestre de 2009. Será um investimento de algumas centenas de milhões de dólares.
Hoje, a Neovia cobre mais de 50 cidades do estado de São Paulo com o padrão fixo de WiMAX (802.16d). Segundo o diretor de tecnologia e operações da empresa, Carlos Barroso, a Neovia não pretende desligar imediatamente sua rede antiga, após o investimento no padrão móvel. As duas redes irão coexistir por um bom tempo.
Leilão
Mobilidade restrita
A Neovia deve enviar várias contribuições à consulta pública sobre a regulamentação do uso de 3,5 GHz. Dentre elas estará um pedido para que fique clara a possibilidade de mobilidade restrita para quem operar WiMAX com licença SCM. A mobilidade irrestrita, com licença de SMP ( que, por sinal, deve encarecer as novas licenças de 3,5 GHz) não interessa à Neovia. "Não queremos virar operadora de celular", afirmou Barroso.