Parks inicia produção de equipamentos WiMax no País

A Parks está preparada para iniciar a fabricação de equipamentos baseados na tecnologia WiMax, que serão comercializados no País no primeiro trimestre de 2007. A produção será nas atuais instalações da empresa, em Cachoeirinha, na Grande Porto Alegre/RS, onde já são fabricados atualmente 10 mil modems/mês. A nova linha começará com 1.000 CPEs (Customer Premises Equipment ? o equipamento de acesso instalado no domicílio do usuário) e 200 estações radiobase (ERBs) por mês. A empresa firmou parceria com a Fundação CPqD, que obteve o licenciamento da tecnologia com a norte-americana Proxim, num contrato de três anos, renovável. Os produtos são baseados na tecnologia da Intel. Segundo os parceiros, esta será a primeira fabricação local de equipamentos na faixa de freqüência de 3,5 GHz.
O diretor-presidente da Parks, Paulo Renato Ketzer de Souza, disse que sua empresa investirá US$ 1 milhão nos próximos cinco anos no projeto e admitiu a possibilidade de desenvolver a tecnologia no País futuramente, sem depender de parcerias. Dos 130 funcionários da empresa, 90 estão na linha de produção dos equipamentos WiMax. Aos poucos o CPqD deverá agregar tecnologias próprias, de acordo com as expectativas do mercado, disse o presidente da fundação, Hélio Graciosa.
O objetivo principal é levar a tecnologia para áreas sem cobertura de telefonia. A fabricação local possibilitará economia de escala e redução de custos. Graciosa, do CPqD, advertiu que a demora da licitação da faixa de 3,5 GHz pode fazer com que a empresa mude seus planos. Outras faixas também podem ser usadas para a difusão da tecnologia, como 2,4 GHz e 5,8 GHz. Esta última seria a mais adequada porque não depende do pagamento de licença.

Notícias relacionadas
Os executivos participaram da Futurecom 2006, que ocorre em Florianópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!