A agregação de portadores LTE combinando espectros pareados e não pareados está próxima de se tornar comercial. Nesta quarta, 3, Nokia Netwirks e China Telecom anunciaram a conclusão com sucesso de uma demonstração de interoperabilidade de estações radiobase LTE FDD e TDD utilizando um device com chipset comercial da Marvell.
Usando 20 MHz de espectro pareado FDD em 1,8 GHz mais 20MHz de espectro não pareado TDD em 2,6 GHz, a operadora conseguiu atingir velocidade de download de 260 Mbps – 150 Mbps no FDD e 110 Mbps no TDD.
A solução de single radio access network da Nokia Flexi Multiradio 10 Base Station foi a plataforma utilizada para interoperabilidade entre as portadoras agregadas e o chipset do dispositivo.
WiMAX
A Nokia anunciou ainda que está ampliando seu portfólio de rádios LTE de 1,9 GHz a 2,6 GHz para agregar também as frequências de 3,5 GHz utilizadas para WiMAX. A ideia é auxiliar na migração das operadoras do WiMAX para TD-LTE e aumentar em até quatro vezes a capacidade e a velocidades das redes, reduzindo, ao mesmo tempo, a latência pela metade.
Centro de inovação
A Nokia também anunciou a inauguração de um novo centro de inovação em Bath, no Reino Unido, em parceria com a Intel. O centro oferece recursos para desenvolvimento de aplicações e serviços de banda larga móvel baseadas na solução Liquid Applications, que traz o processamento inteligente dessas aplicações e serviços para as estações radiobase. A operadora britânica EE é a primeira a realizar testes no centro para implementação em sua rede comercial LTE.