China Telecom e Nokia chegam a download de 260 Mbps com chipset comercial

A agregação de portadores LTE combinando espectros pareados e não pareados está próxima de se tornar comercial. Nesta quarta, 3, Nokia Netwirks e China Telecom anunciaram a conclusão com sucesso de uma demonstração de interoperabilidade de estações radiobase LTE FDD e TDD utilizando um device com chipset comercial da Marvell.

Notícias relacionadas
Usando 20 MHz de espectro pareado FDD em 1,8 GHz mais 20MHz de espectro não pareado TDD em 2,6 GHz, a operadora conseguiu atingir velocidade de download de 260 Mbps – 150 Mbps no FDD e 110 Mbps no TDD.

A solução de single radio access network da Nokia Flexi Multiradio 10 Base Station foi a plataforma utilizada para interoperabilidade entre as portadoras agregadas e o chipset do dispositivo.

WiMAX

A Nokia anunciou ainda que está ampliando seu portfólio de rádios LTE de 1,9 GHz a 2,6 GHz para agregar também as frequências de 3,5 GHz utilizadas para WiMAX. A ideia é auxiliar na migração das operadoras do WiMAX para TD-LTE e aumentar em até quatro vezes a capacidade e a velocidades das redes, reduzindo, ao mesmo tempo, a latência pela metade.

Centro de inovação

A Nokia também anunciou a inauguração de um novo centro de inovação em Bath, no Reino Unido, em parceria com a Intel. O centro oferece recursos para desenvolvimento de aplicações e serviços de banda larga móvel baseadas na solução Liquid Applications, que traz o processamento inteligente dessas aplicações e serviços para as estações radiobase. A operadora britânica EE é a primeira a realizar testes no centro para implementação em sua rede comercial LTE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!