Instituto Eldorado recebe acreditação do Inmetro para testes 5G em ondas milimétricas

Antena de telecomunicações. Foto: Pexels

O Instituto Eldorado recebeu sinal verde do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para executar testes de certificação de dispositivos compatíveis com a quinta geração de redes móveis na faixa de ondas milimétricas (FR2). Com isso, o centro de pesquisa aumentou seu portfólio de serviços acreditados pelo Inmetro, sendo o primeiro do País a obter autorização do tipo para ensaios com aparelhos FR2.

Testes de compatibilidade eletromagnética (EMC), segurança elétrica, radiofrequência (RF) e Specific Absorption Rate (SAR) já eram realizados pelo Laboratório de Ensaios e Testes (LET) em dispositivos 5G NSA (non-standalone) e SA (standalone). O que muda agora é implementação de análise Power Density (PD) para ensaios com FR2. Atualmente, a faixa está disponível para operação no Brasil a 26 GHz – o que permite velocidades ainda maiores na transmissão de dados.

De acordo com o instituto, a atualização do escopo (que pode ser consultado aqui) também incluiu acreditação para Time Average SAR (TAS), além de ensaios mecânicos em carregador de telefone celular, dispositivos móveis por satélite e Power Density (PD) para faixas acima de 6 GHz – o que inclui o 5G FR2. O LET também realizará experimentos com instrumentos de pesagem não automáticos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!