O Instituto Eldorado recebeu sinal verde do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para executar testes de certificação de dispositivos compatíveis com a quinta geração de redes móveis na faixa de ondas milimétricas (FR2). Com isso, o centro de pesquisa aumentou seu portfólio de serviços acreditados pelo Inmetro, sendo o primeiro do País a obter autorização do tipo para ensaios com aparelhos FR2.
Testes de compatibilidade eletromagnética (EMC), segurança elétrica, radiofrequência (RF) e Specific Absorption Rate (SAR) já eram realizados pelo Laboratório de Ensaios e Testes (LET) em dispositivos 5G NSA (non-standalone) e SA (standalone). O que muda agora é implementação de análise Power Density (PD) para ensaios com FR2. Atualmente, a faixa está disponível para operação no Brasil a 26 GHz – o que permite velocidades ainda maiores na transmissão de dados.
De acordo com o instituto, a atualização do escopo (que pode ser consultado aqui) também incluiu acreditação para Time Average SAR (TAS), além de ensaios mecânicos em carregador de telefone celular, dispositivos móveis por satélite e Power Density (PD) para faixas acima de 6 GHz – o que inclui o 5G FR2. O LET também realizará experimentos com instrumentos de pesagem não automáticos.