Qualcomm adquire empresa especializada em Wi-Fi de alta capacidade em 60 GHz

Para expandir o portfólio com novas tecnologias de Wi-Fi de alta capacidade, a Qualcomm anunciou na quarta-feira, 2, que completou a aquisição da Wilocity. A empresa possui pesquisas avançadas no desenvolvimento de chipsets baseados no padrão do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) 802.11ad, também chamada como WiGig, compartilhando a sigla com a associação especializada no padrão, a Wireless Gigabit Alliance. Essa tecnologia de Wi-Fi utiliza a frequência de 60 GHz para entregar acesso "multigigabit" – segundo a própria fornecedora, é possível alcançar velocidades de até 7 Gbps.

Notícias relacionadas
A aquisição da Wilocity é um processo natural: a Qualcomm era investidora da empresa desde 2008 e trabalhou em conjunto para desenvolver e distribuir soluções desde 2011. Os termos da transação, como valor e forma de pagamento, não foram divulgados.

Com a compra da Wilocity, a Qualcomm aproveita para incorporar a tecnologia em seu portfólio, já anunciando o lançamento de uma família de plataformas tribanda (com os padrões 802.11 b/g/n em 2,4 GHz; 802.11ac em 5 GHz; e 802.11ad em 60 GHz) que combina as soluções Wi-Fi e WiGig para aplicações móveis. A primeira plataforma de referência tribanda tem o design baseado no processador Snapdragon 810, para aplicações como streaming de vídeo 4k, compartilhamento peer-to-peer, docking wireless e sincronização de dados sem fio. Na visão da fornecedora, a tecnologia de 60 GHz complementa as zonas tradicionais de Wi-Fi com conectividade de alta capacidade.

Tecnologia

O padrão WiGig já é adotado pela indústria de informática, como no caso de computadores da fabricante Dell. Com a entrada da Qualcomm, fica possível também a popularização, já que os dispositivos móveis como tablets e smartphones são os que mais se beneficiam da transmissão sem fio.

Isso é importante porque o padrão de 60 GHz não é muito adotado ainda, e ele deverá ser mais utilizado para transmissão entre equipamentos (como o streaming de um vídeo de um smartphone para a TV, por exemplo), deixando a conexão à Internet com o Wi-Fi 802.11ac. Esse padrão, por sua vez, começa a ganhar mais adoção, com fabricantes investindo em dispositivos e roteadores, como a Apple (apesar de alguns de seus produtos ainda não contarem com a compatibilidade).

No entanto, o 802.11ac possui um problema: ele consegue entregar velocidade de até 1,3 Gbps, mas em streamings simultâneos limitados a 300 Mbps cada. A saída poderá ser a adoção do 802.11ax, ainda em fase de estudos e que só deverá virar um padrão pela IEEE em 2018. Com a nova conectividade, utilizando sistemas de múltiplos inputs e outputs com divisão de frequência ortogonal (MIMO-OFDA), pesquisadores atingiram velocidades de mais de 10 Gbps em laboratórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!