On Telecom e Sky investem em novos serviços para o TD-LTE

Tanto a Sky quanto a On Telecom (antiga Sunrise) possuem licenças para atuar na faixa de 2,5 GHz no Brasil, mas ambas se diferem das operadoras móveis por adotar a estratégia de oferecer banda larga pelo padrão TD-LTE. Também em comum há o fato de as duas empresas não pretenderem entrar no mercado de telefonia móvel, mas já planejarem disponibilizar ao cliente novos produtos, como serviços de voz. Entretanto, faltam ainda definições e sobram incertezas.

Notícias relacionadas
Segundo o CEO da On, Farès Nassar, o serviço de voz sobre LTE no padrão TD está ainda sendo desenvolvido (a operadora sul-coreana SK Telecom lançou em agosto do ano passado o primeiro serviço comercial do mundo com a tecnologia), mas, "se demorar muito", poderá acabar recorrendo à tecnologia de VoIP. "Estamos olhando para voz, planejamos oferecer isso em um futuro próximo", declarou ele durante a conferência Broadband Latin American em São Paulo nesta quarta-feira, 3.

O próprio padrão TD-LTE foi escolhido, diz ele, por funcionar melhor para downstream. "Funciona melhor e, como não temos voz em GSM, faz mais sentido assim". Outro fator fundamental foi a latência, e não a velocidade final. Nassar diz que está "educando o consumidor" em relação a isso, dando ao cliente um período de um mês para testes, mas que a resposta tem sido positiva.

A On Telecom pode também lançar serviços over-the-top (OTT). "Não temos a complexidade de um quadplay, até porque temos capacidade limitada de célula. Estamos olhando mais no tipo de vídeo on-demand (VOD) em vez de linear", explica. A empresa está estudando os modelos de negócios que pode adotar, assim como os parceiros, oferecendo conteúdo local. A companhia analisa ainda a oferta de serviços de segurança e monitoramento. Para dar conta de tudo, ela deverá comprar outras frequências herdadas do serviço de MMDS, desde que estejam dentro do perfil demográfico da empresa.

Demanda reprimida

O diretor de engenharia e banda larga da Sky, Luis Otávio Marchezetti, tem discurso semelhante ao da On em relação à prioridade da latência em vez da velocidade final. "Precisamos de algo com qualidade de serviço fim-a-fim, com estabilidade de conexão. O que mais incomoda o usuário de banda larga no País não é a velocidade, mas a estabilidade", declara. A empresa no momento não possui planos concretos, mas considera serviços agregados, como interatividade. "O futuro vai nos dizer. Quando demandarem, teremos condições e tecnologias para fazer. Neste momento, não temos aplicações relacionadas, mas se o mercado e o cliente pedirem, terão". Por ser uma tecnologia nova, a Sky já consegue agregar características como MIMO (envio de sinais simultâneos) e Beamforming. "Daqui a dois ou três anos teremos o TD-LTE Advanced e poderemos competir com certeza com velocidades próximas à da fibra", garante.

Voz também é uma possibilidade, embora ele não especifique se seria VoIP ou VoLTE. "Pode ser que façamos em algum momento, mas seria fixa", revela.

A Sky opera em Brasília desde dezembro de 2011, com velocidades de 2 Mbps e 4 Mbps, cobrindo atualmente 600 mil lares e 10 mil assinantes. "Agora chegou a hora de expandir", diz Marchezetti. A operadora adquiriu quatro empresas de MMDS de 2007 a 2012 (ITSA, ACOM, TV Show e MMDS Bahia) para obter 70 MHz de espectro na faixa de 2,5 GHz, além de 35 MHz no leilão do 2,5 GHz no ano passado por R$ 91 milhões. Assim, a companhia espera cobrir 665 cidades, totalizando 16 milhões de domicílios. Segundo o executivo, são 15 capitais, concentradas nas regiões Norte e Nordeste. "Nosso plano está baseado na demanda reprimida do mercado."

Assim como as demais teles nacionais, a Sky reconhece que o foco no momento é "compartilhar o máximo possível". A companhia utiliza backbone da Telebras. "Estamos evitando a construção de sites, buscando sempre o compartilhamento. Estamos fazendo um deployment relativamente grande neste segundo semestre", finaliza Marchezetti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!