Banda larga e cabo ajudam nos resultados da PT

No resultado consolidado, a receita operacional da Portugal Telecom em 2004 foi de Є 6 bilhões, 4,3% maior que os Є 5,7 bilhões de 2003. O valor é distribuído entre a rede fixa, Є 2,1 bilhões, 0,7% menor que em 2003; TMN (Móvel Portugal), Є 1,4 bilhão, com crescimento de 7,2%; Vivo, Є 1,5 bilhão, 10,4% de elevação; PT Multimédia (banda larga e TV paga), Є 729 milhões, 6,7% maior; e outros, Є 228 milhões, 9,6% a mais que no ano anterior.
Somadas, as receitas da rede fixa, TV paga e banda larga cresceram 2% em Portugal no ano passado, para Є 1,8 bilhão. O desempenho de TV paga e banda larga foi considerado forte pela empresa, tendo compensado a redução das receitas de tráfego da rede fixa. A receita líquida de varejo da fixa, fora os custos de telecomunicação, ainda assim subiu 3,6% em 2004 para Є 1,15 bilhão, embora o tráfego total em minutos tenha declinado 11,6% em 2004. A PT acertou em sua aposta clara em banda larga, ?um dos principais pilares para a estabilização do negócio fixo?, disse o porta-voz da empresa.
O número de clientes por segmento de negócio confirma a aposta: 4,3 milhões de clientes na rede fixa, 3,4% maior que em 2003; 31,5 milhões na móvel, 23,7% a mais que o ano anterior; 1,5 milhão em TV por assinatura, 7,7% de crescimento; 695 mil usuários de banda larga (ADSL e cabo), 77,7% acima de 2003. Os clientes estão divididos entre TMN, com crescimento de 3,4% para 5 milhões; Vivo, com elevação de 28,5% para 26,5 milhões de clientes; PT Multimédia, aumento de 3,2%, para 2,5 milhões de homes passed.

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Quanto à receita por usuário (Arpu), na TMN houve queda de 1,2% no quarto trimestre para Є 24,3, devido à redução nos preços de interconexão. No ano, o declínio foi de 3,4% para Є 24,4 em comparação com 2003. No Brasil, a redução do Arpu no quarto trimestre foi de 18,6% para R$ 31,5. A empresa atribuiu dois terços desse resultado ao impacto das regras do SMP e ao efeito de uma base maior de pré-pagos. O remanescente da redução deveu-se à variação real do Arpu, pela queda do tráfego de entrada, do right planning no pós-pago e promoções de tráfego.

Clientes falam menos

O MOU (minuto por usuário) na TMN caiu 3,5% para 120 minutos, no quarto trimestre do ano passado em relação ao período anterior, o que foi atribuído ao ambiente econômico desfavorável e ao efeito da diluição da duplicação de cartões. No ano, essa queda foi de 1,7%. Comparativamente, o MOU na Vivo teve redução de 16% no quarto trimestre de 2004 para 86,5 minutos, devido ao peso crescente da base pré-paga e a diminuição do tráfego de entrada.
A dívida líquida da PT, que inclui investimentos na aquisição de ações próprias de Є 495 milhões, caiu Є 93 milhões desde o final de 2003 e chegou, em dezembro de 2004 a Є 3,1 bilhões (-2,9%). Os ativos em reais no balanço da PT representavam 32,1% do ativo total da empresa em 31 de dezembro. A participação da PT na dívida líquida da Vivo atingiu Є 372 milhões em dezembro.

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