A Nokia espera que o mercado mundial de aparelhos convergentes, como smartphones, dobre em 2006, passando de 50 para 100 milhões. A estimativa foi apresentada pelo CEO da fabricante, Jorma Ollila, durante o evento Nokia Mobility Conference, realizado em Barcelona, nesta quarta-feira, 2.
Em resposta a essa perspectiva, a Nokia anunciou que lancará no primeiro trimestre de 2006 sete novos smartphones. Três deles foram apresentados ao público durante o evento: N71, N80 e N92.
O N71 traz como novidade o Nokia Web Browser, um navegador de internet com uma ferramenta desenvolvida especialmente para celulares: o ?mini map?. Trata-se de uma janela transparente que mostra ao usuário uma visão geral (zoom-out) da página por onde está navegando. Isso evita que a pessoa se perca durante a navegacão, tendo em vista que a tela do celular é pequena e mostra sempre apenas um detalhe da página completa.
O N92, por sua vez, é dedicado à TV móvel. Ele terá um receptor DVB-H embutido. Sua tela é de 2,8 polegadas e tem protecão contra reflexo. O N92 contará com a ferramenta de guia eletrônico online (ESG), que permite ao usuário analisar a programacão de TV disponível. Sua bateria aguenta 4 horas consecutivas de transmissão de TV. É possível também gravar os programas e fazer replay dos últimos 30 segundos de transmissão.
Cameras e Mp3
A Nokia espera encerrar 2005 com 780 milhões de telefones celulares vendidos ? 20% a mais que no ano passado. Desse total, 100 milhões serão aparelhos com câmera e 40 milhões, com MP3 player. Em 2009 a empresa acredita que 74% de suas vendas serão de celulares com câmera.