Anatel não vê necessidade de regulamentação específica para rede neutra 

Presidente da Anatel, Carlos Baigorri, durante o Feninfra Live.

Nesta terceira versão do Plano Geral de Metas e Competição (PGMC), o direcionamento para o mercado móvel acontece também porque a agência julga que o mercado de infraestrutura fixa já estaria encaminhado para um cenário concorrencial mais adequado. Segundo afirmou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, durante painel de abertura do Feninfra Live, evento organizado pela Feninfra em parceria com TELETIME, mesmo a chegada de empresas de rede neutra não demandaria uma nova abordagem.

Até porque, no entendimento dele, não é necessário atualmente revisar regras para os principais novos players de redes neutras. A questão é que agência considera as novas empresas como parte do mesmo grupo econômico, ainda que já não sejam a (única) controladora. 

"Quando a gente pensa na rede da V.tal, FiBrasil ou IHS [na verdade, a I-Systems], são grandes empresas que o mercado chama de rede neutra, mas na verdade são como subsidiária. São empresas do grupo Oi, Vivo e TIM. E a nossa regulação é por grupo econômico", destaca, reforçando que, por isso, as companhias são "reguladas como se fossem" as próprias teles. 

Notícias relacionadas

Conforme pontuou durante o evento, o assunto nem deverá entrar no novo PGMC. Baigorri citou o termo "rede neutra" com ressalva, sinalizando que apenas empresas sem vínculo societário com um grande grupo de operadora seriam de fato neutras. "É óbvio que é uma sinalização melhor, mas do ponto de vista regulatório neste momento, a regulação é por grupo econômico, então tanto faz a organização em termos de subsidiárias ou unidades produtivas."

No caso das empresas totalmente neutras – Baigorri cita como exemplo a American Tower, uma vez que ela não atua no varejo -, ele diz enxergar o modelo com bons olhos, uma vez que "desverticaliza" o mercado. "A rede neutra é uma solução. Toda a regulação do PGMC é para tentar emular um mercado desverticalizado", coloca. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!