Após adiamentos, ViaSat-3 Americas é lançado com sucesso na Flórida

Lançamento do VIaSat-3 a bordo do foguete Falcon Heavy. Foto: Divulgação/SpaceX

Após uma série de adiamentos por conta das condições climáticas na Flórida (Estados Unidos), o foguete Falcon Heavy da SpaceX enfim foi lançado a partir do Centro Espacial Kennedy no domingo, 30, carregando o satélite geoestacionário ViaSat-3 Americas. O veículo levou aproximadamente quatro horas e meia para colocar o artefato em órbita inicial.

Nos próximos dias, o ViaSat-3 deverá abrir os painéis solares e seguir para a posição orbital final, em 88,9º Oeste. Segundo a Viasat, isso deverá levar "menos de três semanas". A entrada em operação está prevista para a metade deste ano

O lançamento bem sucedido marca um novo capítulo para a operadora satelital, afirmou em comunicado o chairman e CEO da Viasat, Mark Dankberg, ressaltando as características e throughput em banda Ka do ViaSat-3. "O primeiro satélite Americas vai multiplicar nossa capacidade disponível e permitir velocidades maiores e mais cobertura – especialmente para nossos clientes de mobilidade [comunicação embarcada]", disse.

Notícias relacionadas

Dankberg se refere à cobertura total da região, mas no caso do Brasil isso é ainda mais verdade. A Viasat atualmente realiza todas as operações com base no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), da Telebras, em contrato de exploração comercial com compartilhamento de receita. Com o ViaSat-3 capaz de entregar mais de 1 Tbps de capacidade e tecnologia de feixes flexíveis, a empresa espera também competir mais fortemente no mercado de banda larga no País.

Outros dois satélites da classe ViaSat-3 deverão ser lançados. Um para a região do Oriente Médio e África (atualmente em testes ambientais na fábrica da Boeing na Califórnia) e outro para a região da Ásia-Pacífico (em testes de integração de carga na própria Viasat).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!