Telegram volta a operar no Brasil

Aplicativo Telegram. Foto: Bruno do Amaral

(Publicada originalmente no Mobile Time) O Telegram (Android, iOS) voltou a funcionar na web brasileira neste sábado, 29, após ficar quatro dias fora de operação. O desembargador federal Flávio Lucas, da 2ª Turma Especializada do TRF-2,  suspendeu a liminar que havia ordenado ao bloqueio do app no Brasil e sua remoção das lojas de Google e Apple.

Em nota publicada pela Corte, o magistrado afirmou em sua decisão que a suspensão completa do Telegram "não guarda razoabilidade, considerando a afetação ampla em todo território nacional da liberdade de comunicação de milhares de pessoas absolutamente estranhas aos fatos sob apuração".

Em alusão à discussão da Lei das Fake News, o magistrado disse que a atual regulamentação de redes sociais "é insuficiente" e que é necessário "estabelecer regras mais claras e específicas para evitar abusos, proteger tanto a sociedade como os usuários, de forma equilibrada, sopesando direitos individuais e coletivos, numa ponderação substancial de interesses constitucionais".

Notícias relacionadas

Desse modo, o desembargador manteve a multa de R$ 1 milhão da primeira instância. Lucas lembrou que o Telegram tem histórico de embate com a Justiça brasileira. 

"É preciso que as empresas de tecnologia compreendam que o ciberespaço não pode ser um território livre, um mundo distinto onde vigore um novo contrato social, com regras próprias criadas e geridas pelos próprios agentes que o exploram comercialmente. As instituições e empresas, tal qual a propriedade privada, devem atender a um fim social, devem servir à evolução e não ao retrocesso", completou.

O mérito do mandado de segurança deverá ser julgado pelo TRF-2. 

Vale lembrar, a punição está no ar após o Telegram descumprir o pedido da Justiça Federal em fornecer os dados "de todos os usuários" do canal "Movimento Anti-Semita Brasileiro" e do chat "(suástica) Frente Anti-Semita (suástica)", principalmente do(s) seu(s) administrador(es). 

O Mobile Time testou na noite deste sábado e o Telegram já estava de volta na loja do Google e acessível para usuários da Vivo e da Claro. Até 18h38, o aplicativo não tinha voltado à App Store (Por Henrique Medeiros, do Mobile Time).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!