Gape autoriza fase 4 do Aprender Conectado mirando 20 mil escolas

Foto: Fabiano Morari/MCom

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), em reunião realizada na última segunda-feira, 1º de abril, aprovou a proposta de realização da Fase 4 do Programa Aprender Conectado.

Agora, a proposta seguirá para deliberação do Conselho Diretor da agência. O Aprender Conectado é implementado pela Entidade Administradora de Conectividade de Escolas (Eace), com recursos oriundos do leilão 5G de 2021.

A Fase 4 consiste na implantação de conectividade em 20 mil escolas públicas, com Internet de alta velocidade, rede interna Wi-Fi em todos os ambientes escolares e energia elétrica fotovoltaica para as escolas desconectadas da rede pública de energia elétrica.

Notícias relacionadas

A previsão, é que esta nova fase seja iniciada em junho deste ano, com o chamamento público dos fornecedores e sua conclusão está prevista para dezembro de 2025.

Apesar dos investimentos serem realizados em todo o Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão os maiores números de escolas beneficiadas, com 3.776 e 11.256 escolas, respectivamente. O custo estimado para a realização desta fase é de, aproximadamente, R$ 2 bilhões.

Em fevereiro, o Gape autorizou o início da cotação para contratação de fornecedores de Internet, rede interna e sistema fotovoltaico para as escolas que serão atendidas nas fases 2 e 3 do Programa Aprender Conectado. Essas etapas têm orçamento de R$ 654 milhões e previsão de atendimento de 5,3 mil unidades.

Na semana passada, durante o Seminário Educação Conectada, realizado pela TELETIME, o secretário do GAPE, Nilo Pasquali, que também é superintendente de planejamento regulatório da Anatel, informou que o GAPE pretende autorizar, até o final do ano, a contratação de todas as 40 mil escolas que serão conectadas com recursos apurados no leilão de 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!