Documento da Anatel favorável à Vésper será arma contra Schymura

Fonte ligada a parlamentares governistas assegura que a Vésper teria "muitos argumentos" a seu favor se procurasse pelo documento em que a agência comenta o resultado da consulta pública nº 366. Ali, diz a fonte, a agência seria francamente favorável ao maior aproveitamento do espectro e à maior competição entre as tecnologias GSM e CDMA, dando toda a munição para o uso da freqüência de 1,9 MHz pela espelho em sua operação móvel. Até agora, o único argumento da Vésper em seu favor seria a promessa da Anatel de que poderia utilizar a faixa em caráter secundário, conforme a Resolução 314.
É bem possível que o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) apresente trechos desse documento para polemizar com o presidente da Anatel, na audiência desta quinta, 3, quando Luiz Guilherme Shymura prestará esclarecimentos em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Muro

Notícias relacionadas

O que se comenta no mercado é que a Anatel tem dificuldades para tomar uma posição porque enfrenta pressões muito fortes de todos os lados.
A direção da TIM no Brasil, em particular, teria advertido conselheiros da Anatel que uma decisão favorável à Vésper levaria ao abandono da operação no Brasil, defendido pela controladora na Itália.
Segundo fonte próxima ao governo, tanto a Anatel quanto o ministro das Comunicações, Miro Teixeira, já não defendem suas posições com tanto ardor: "Eles todos estão mais prudentes, à espera de definições dos deputados, pois não querem se queimar com uma decisão perigosa".
De fato, o discurso agora é de "ampliação dos debates" para evitar acusações posteriores de favorecimento. Além disso, qualquer que seja a decisão, poderá repercutir negativamente tanto nos investimentos da Vésper quanto nos da TIM.
A questão é saber se os deputados estão preparados para serem os fiéis da balança.
"Não estão", sustenta a fonte. "A maioria está entrando em contato com a questão pela primeira vez e mal entende a distribuição de freqüências".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!