O número de dispositivos móveis 3G/WCDMA anunciado no mercado mundial alcançou 315 modelos, o que corresponde a um aumento de 129 produtos nos últimos seis meses, segundo pesquisa do Grupo GSA sobre 3G/WCDMA?HSDPA. O rápido acréscimo na variedade e competitividade de produtos como telefones, PC data cards, entre outros, são fatores essenciais para a aceitação no mercado de terceira geração de telefonia móvel. A série de pesquisas ainda confirma que 176 produtos WCDMA foram lançados nos últimos 12 meses, o que representa um crescimento de 126%.
Dos 315 modelos disponíveis, 25 deles são dispositivos que suportam a tecnologia HSDPA, mais do que o dobro verificado há seis meses. O Grupo GSA entende que mais da metade do número de operadores comerciais WCDMA está mudando para o HSDPA como uma nova base de banda larga móvel.
O número de fornecedores que entraram no mercado de WCDMA com novos dispositivos também aumentou: mais de 50% nos últimos 12 meses, passando de 25 para 38. Já a participação do número de dispositivos WCDMA voltados para o mercado global de 3G continua crescendo, passando atualmente de 80%.
A pesquisa também mostra que 40 redes 3G/WCDMA lançaram serviços comerciais ao longo de 2005. Neste ano, foram lançadas mais duas redes, totalizando 102 redes comerciais 3G/WCDMA em 44 países. A base de assinantes WCDMA passou de 50 milhões no final do último mês.