Brasil representa 18% na receita do Grupo Telefónica de España

A participação do Brasil (4,852 bilhões de euros) na receita total do Grupo Telefónica se manteve praticamente estável no ano passado, com 18%, frente a 17% em 2004, segundo o relatório mundial do grupo, divulgado nesta quarta, 1. As principais causas apontadas para o bom resultado foram os aumentos nas tarifas telefônicas, maiores vendas de serviços de valor agregado e o aumento nas receitas de internet de 27,1%. Os gastos operacionais aumentaram 6,8% e o Capex acumulado até dezembro foi de 607,1 milhões de euros, crescimento de 25,2% em comparação a 2004.
O Grupo Telefónica, por sua vez, obteve um lucro líquido recorde de 4,44 bilhões de euros em 2005, o que representa um crescimento de 40% em relação a 2004, de acordo com o balanço, divulgado em Madri. A receita total foi de 37 bilhões de euros, 25% maior que em 2004. Os resultados mostram uma base de clientes de 180,9 milhões de acessos no final do ano passado, somada a base herdada com a compra da operadora de telefonia móvel O2. O bom desempenho é atribuído ao crescimento anual de 25% nas receitas, à expansão da base de clientes em 24% e às receitas médias por cliente.
De acordo com o comunicado, o Ebitda aumentou 17,3%, para 9,9 bilhões de euros. As receitas, o Ebitda e a receita operacional cresceram 25,1%, 25% e 30,5% respectivamente. Em 2005, os investimentos alcançaram 5,358 bilhões de euros, 42,3% acima do verificado no ano anterior, com foco no desenvolvimento da banda larga. A eficiência das operações permitiu ainda que a rentabilidade (margem Ebitda) se mantivesse a um patamar de 40%.

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Os resultados econômicos e financeiros de 2005 revelam que as operações móveis foram as principais responsáveis pelas receitas da Telefónica, com 38,1% de participação. Já a telefonia fixa foi a que mais contribuiu para a rentabilidade, ao aumentar o resultado operacional do Grupo Telefónica da España em 19,9% e do Grupo Telefónica Latinoamérica em 14,6%.
Em 2005, a base de clientes do grupo total aumentou 24,3%, para 153,5 milhões de acessos, sendo 99,1 milhões de acessos por celulares, 40,9 milhões de telefonia fixa, 12,9 milhões de dados e internet e 700 mil de TV paga. A aquisição da Cesky Telecom aumentou a base em 8,3 milhões de clientes. O número de clientes da Telefónica Móviles chegou a 94,4 milhões, um crescimento de 26,9% em comparação com 2004. Quanto ao mercado de banda larga, observou-se forte crescimento na Espanha, América Latina e República Checa, com um total de 5 milhões de acessos, o que representou um crescimento de 55,7%. Destaque para o desempenho da Telesp, com expansão de 46% no ano e 1,2 milhão de acessos.

América Latina

O Grupo Telefónica Latinoamérica obteve receitas de 8,265 bilhões de euros, 22,5% a mais do que registrado em 2004. Uma das causas apontadas pelo crescimento foi a valorização das moedas latino-americanas em relação ao euro. Os gastos operacionais foram de 4,462 bilhões de euros, 22,3% a mais que em 2004. A margem Ebitda situou-se 44,2%, enquanto houve crescimento de 7% nos acessos, para 28,2 milhões.

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