Paraná firma parceria com TIM para cobertura móvel em áreas rurais

Parceria da TIM e Estado do Paraná
Foto: Agência Estadual de Notícias do Paraná/Divulgação

Nesta última quinta-feira, 1, o Governo do Paraná firmou uma parceria com a TIM para ampliar a cobertura de Internet e telefonia móvel em áreas rurais do Estado.

O documento com o compromisso foi assinado pelo governador Carlos Massa (o Ratinho Junior) e pela diretoria da empresa. Ele prevê a construção de 116 antenas de telecomunicação em 83 municípios

A operadora vai investir R$ 22 milhões até 2026 para implantar a estrutura, que deve atender aproximadamente 40 mil pessoas diretamente e outros 2 milhões circulam pelos locais onde há cobertura, segundo a gestão paranaense.

Notícias relacionadas

Para isso, a empresa recebeu autorização da Secretaria de Estado da Fazenda para adquirir créditos acumulados de ICMS disponíveis no Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados (Siscred) da Receita Estadual do Paraná.

A empresa poderá adquirir estes créditos de ICMS acumulados e habilitados em duas etapas – sendo que a primeira parcela só será liberada após a instalação de metade das antenas previstas no investimento.

A liberação para aquisição e consequente uso de créditos acumulados de ICMS para as empresas de telecomunicação está entre as alternativas do Governo do Estado utilizadas para fomentar a ampliação da conectividade no Paraná, em especial nas áreas rurais. O objetivo é universalizar o acesso à internet em todo o Estado.

Atualmente, a TIM está presente nos 399 municípios paranaenses com a oferta da tecnologia 4G e em 18 cidades com a banda 5G. O desafio agora é justamente expandir a conexão nas áreas rurais.

A iniciativa integra o Plano de Conectividade Rural do Paraná, capitaneado pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, com a participação de 17 órgãos públicos, 15 players do setor privado, incluindo operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representantes da sociedade civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!