Anatel deve formalizar acompanhamento mais rigoroso da situação econômica da Oi e projetar cenários

Foto: Pexels

Segundo o conselheiro da Anatel Artur Coimbra, que é o conselheiro designado para ser o interlocutor da agência em assuntos relacionados às concessionárias, o pedido de tutela antecipada da Oi e a perspectiva de um novo processo de recuperação judicial, não devem mudar de maneira substancial o tratamento que a Anatel tem dado às questões envolvendo a empresa, pelo menos por enquanto. "O que deve acontecer é formalizarmos nos próximos dias um acompanhamento mais próximo da situação econômico-financeira da empresa, mas é algo que informalmente já estávamos fazendo. Além disso, vamos projetar os possíveis cenários para que a agência esteja preparada", diz o conselheiro. Esse acompanhamento mais rigoroso é previsto nas regras da Anatel e passa por uma deliberação do conselho diretor. O tema ainda será pautado.

Ele lembra que um cenário muito semelhante foi enfrentado pela Anatel em 2016, quando a Oi entrou em recuperação judicial pela primeira vez, e os procedimentos devem ser parecidos. Naquela ocasião, contudo, por conta de disputas societárias que ameaçavam a estabilidade da gestão da empresa, a Anatel nomeou observadores que atuavam diretamente no conselho de administração, e chegou a atuar cautelarmente para suspender alguns atos do conselho. Isso não está em discussão agora.

Outra consequência, diz Artur Coimbra, ressaltando que já eram alternativas em estudo, é a agilização de alguns procedimentos para que a arbitragem entre as concessionárias e a Anatel relacionadas ao equilíbrio econômico-financeiro das concessões possam ser agilizadas, o que facilitaria a finalização do processo de migração de concessões de telefonia fixa para o regime de autorizações. De resto, diz o conselheiro, a agência segue o planejamento para finalizar a regulamentação e migração das concessões e, eventualmente, publicação de um novo edital para a escolha de uma nova concessionária de telefonia fixa, como exige a lei. "Hoje, a preocupação da Anatel é assegurar a continuidade dos serviços", diz Coimbra. 

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!