Febraban, Anatel e Ministério da Justiça lançam Celular Seguro em dezembro

Foto: Freepik

[Do Mobile Time] O presidente da Febraban, Isaac Sidney, confirmou que a federação de bancos lançará junto com Ministério da Justiça e Segurança Pública e Anatel um programa para combate à fraudes via smartphones. Batizada como Celular Seguro, a iniciativa deve ser assinada "no máximo na próxima semana" em Brasília com a presença do ministro Flávio Dino, afirmou o representante das instituições financeiras.

Em conversa com Mobile Time e outros membros da imprensa nesta sexta-feira, 1º, Sidney explicou que a ideia do projeto é bloquear rapidamente handsets que forem roubados e assim impedir que os criminosos façam uso dos dados, biometrias e acessem às informações e contas bancárias das vítimas.

Sem dar muitos detalhes técnicos, o representante dos bancos lembra que o convênio entre as instituições envolvidas já foi assinado e, portanto, apenas falta o lançamento do programa. O presidente da Febraban enfatizou que essa é uma das frentes de combate ao crime e à fraude entre os entes bancários. Lembrou ainda que a instituição tem o Projeto Tentáculos, um repositório com dados de denúncias ou tentativas de fraudes feito em parceria com a Polícia Federal.

Notícias relacionadas

Os bancos também possuem um laboratório de cibersegurança e atuam em uma operação com a PF para que pessoas não sejam "laranjas" e emprestem seus dados para abertura de contas para fraudes, vide o golpe do Pix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!