5G: América Latina terá 28 milhões acessos até final de 2023

Imagem: Freepik

O número de assinantes da tecnologia 5G na América Latina deve chegar a 28 milhões até o final deste ano. A informação faz parte da nova edição do Ericsson Mobility Report, divulgada nessa quinta-feira, 30.  O mesmo relatório também apontou que a base mundial de conexões 5G será de 5,3 bilhões até o fim de 2029.

De acordo com a Ericsson, os países latino-americanos possuem taxas de crescimento muito diferentes para dados de tráfego por smartphone. No entanto, com o aumento da área de cobertura pelas teles com adoção das tecnologias 4G e 5G, a expectativa é de um salto na quantidade de dados utilizados pelo assinante no celular. Segundo Ericsson a média de tráfego de dados por smartphones na América Latina deve chegar a 50 GB por mês até 2029. Em 2023, o indicador aponta 15 GB na região.

A quantidade média mensal de dados na região até o fim da década supera as projeções de outros mercados, como Oriente Médio e África do Norte (45 GB) e Europa Central e Oriental (43 GB). Ainda assim, essa média de consumo de dados na América Latina fica atrás do grupo de países de região liderada pela Índia (75 GB) ou na América do Norte (66 GB).

Notícias relacionadas

FWA e 4G

Além disso, o relatório destacou que a região ainda tem baixo percentual no número de prestadores de serviços que oferecem acesso fixo sem fio (FWA) em redes de quinta geração. Ou seja, há uma baixa oferta de banda larga fixa 5G.

O levantamento da companhia também destacou o crescimento do 4G na área – tecnologia que domina o mercado da região. A expectativa é de que o ano de 2023 chegue ao fim com 75% de clientes 4G, já que 20 milhões de novos assinantes devem ser adicionados no período. Na direção oposta, há o 3G que cada vez mais perde assinaturas – movimento explicado pela migração de usuários para redes mais modernas, como 4G e 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!