Termo de Ajustamento de Conduta pode ser ampliado na Anatel

Uma experiência com a aplicação de um Termo de Ajustamento de Conduta (que na Anatel é chamado de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, o TCAC) para a Telemar (Oi) foi considerada exitosa pelo Conselho Diretor da Anatel e deverá inspirar a adoção maior da medida.

Notícias relacionadas
O processo em questão diz respeito à instalação de lojas de atendimento em mais de 3 mil municípios da Região I, a área da Oi. O TCAC surgiu a partir da instalação de 16 Pados (um para cada estado da Região I) para averiguar o cumprimento da obrigação. Depois de idas e vindas da fiscalização da Anatel, foi assinado com a operadora o TCAC, através do qual a empresa se comprometeu a instalar as lojas de atendimento até o final de 2005.

A empresa, entretanto, não cumpriu integralmente o acordo: 20 pontos no estado da Bahia foram instalados no segundo trimestre de 2005, quando o prazo estipulado havia sido no primeiro trimestre. Além disso, outros cinco ficaram para 2006. Essas duas infrações ao TCAC levaram a Anatel aplicar uma multa de R$ 13,160 milhões.

Embora, a empresa não tenha cumprido integralmente o acordo, a avaliação do Conselho é que, no final das contas, mesmo que com um certo atraso, a Telemar disponibilizou as lojas de atendimento para os clientes. A conselheira Emília Ribeiro lembrou da dificuldade jurídica que existe para a celebração de acordos deste tipo, mas acredita que a agência deve procurar ampliar a sua aplicação. A medida também foi elogiada pelo procurador especializado na Anatel, Victor Cravo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!