TelComp alerta para concentração de mercado

A TelComp (Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) alerta para a necessidade de análise pela Anatel e Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre a recente aquisição da TVA pela Telefônica para garantir o ambiente competitivo.
Luiz Cuza, presidente da TelComp, afirma que tanto a Anatel quanto o Cade devem olhar a aquisição e os diferentes mercados de MMDS e TV a cabo com o a preocupação da concorrência e como isso vai afetar São Paulo e os outros mercados. ?Achamos positivo, por exemplo, a Telefônica atuar em áreas fora de São Paulo. Mas não podemos esquecer que a mesma Telefônica entrou com uma liminar contra o leilão de 3,5 GHz que cria obstáculos para a concorrência?, diz Cuza.
A entidade está pedindo à Telefônica cópias dos contratos dos acordos com os acionistas no que se refere a aquisição da TVA. ?Queremos assegurar que as regras da Anatel e a Lei do Cabo sejam respeitadas?, diz Cuza. Ele concorda que essas regras agora estão sendo questionadas e existe pressões legítimas para mudanças. ?Achamos justo que isso aconteça, mas é importante que o governo negocie com as empresas quais as contrapartidas para essas mudanças?, destaca. Uma das sugestões, por exemplo, é que as incumbents possam atuar fora de suas áreas de concessão mas que se comprometam a investir no desenvolvimento daquele mercado. ?O importante para o assinante é que tenha mais opções de escolha na telefonia fixa e preços mais acessíveis na banda larga, por exemplo?, afirma Cuza.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!