Mercado brasileiro deve crescer 4,5% ao ano até 2009

O mercado de comunicações deverá crescer 4,5% ao ano no Brasil, nos próximos cinco anos. A informação faz parte de um estudo apresentado nesta quarta-feira, 1º, pela consultoria internacional Pyramid Research, durante o Seminário Satélites 2004, em São Paulo. Segundo a analista sênior para a América Latina, Juliana Abreu, entre 2004 e 2009 os segmentos deste mercado que apresentarão maior crescimento devem ser os de acesso à Internet em banda larga e de televisão por assinatura, com índices de 22,5% e 9,4%, respectivamente. A expectativa é de que até 2009 o Brasil alcance 5 milhões de assinantes de banda larga, com mais de 80% dos acessos via ADSL.
A telefonia móvel deverá crescer 6,6% no período, com os índices de penetração passando de 35% em 2004 para 39% em 2009, e o mercado de dados deve ser aumentado em 4,6%. Já a telefonia fixa e o mercado de Internet em banda estreita terão crescimento inexpressivo nos próximos cinco anos, com índices de 1,4% e 1,9%, respectivamente.
Isso fará com que aumente a diferença entre as penetrações da telefonia fixa e da móvel em 2009 para 26%, quando a penetração da telefonia celular será mais que o dobro da fixa – 46% da móvel ante 20% da fixa.

Notícias relacionadas

Oportunidades

Para a analista Juliana Abreu, os operadores de satélites têm grandes oportunidades de negócio em vários mercados: banda larga, corporativo, governo e ainda em segmentos verticais como saúde, educação à distância, segurança e rastreamento. Segundo Juliana, cada segmento deve ter uma estratégia específica, mas com foco em soluções completas, e não mais em prover capacidade.
"Embora o preço do satélite seja visto como uma desvantagem (se comparado aos de outras tecnologias), o serviço tem qualidade elevada e grande abrangência. Oferecendo bom atendimento ao usuário e flexibilidade nos contratos, as operadoras de satélites podem ser altamente competitivas", afirma Juliana.
O IV Seminário Sátelites 2004, realizado pela Converge Eventos, prossegue no Hotel Paulista Plaza até esta quinta-feira, 2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!