Nokia compra controle total da Nokia Siemens por 1,7 bi de euros

A Nokia vai adquirir o controle total da fabricante de infraestrutura de telecomunicações Nokia Siemens Networks (NSN) por 1,7 bilhão de euros. A NSN é uma joint-venture entre Nokia e Siemens, em que cada empresa detém 50% das ações. O valor, portanto, será pago à Siemens pela sua metade na companhia, cujo nome será trocado ao fim da operação. A conclusão é esperada para o terceiro trimestre deste ano. A Nokia vai pagar 1,2 bilhão de euros em dinheiro assim que a transação for concluída. Os 500 milhões de euros restantes serão pagos um ano depois.

Notícias relacionadas
A Nokia informou que manterá Rajeev Suri como CEO e Jesper Ovesen como presidente do conselho de administração. A sede continuará na Finlândia e a unidade em Munique também será mantida. Não haverá mudanças no atual plano de reestruturação e nem nas diretrizes de gerenciamento.

Análise

Os rumores sobre a saída da Siemens da joint-venture circulavam há meses no mercado. A centenária empresa alemã vem se dedicando cada vez mais a outros mercados que não o de telecomunicações, especialmente energia e saúde. Já havia vendido sua unidade de celulares, anos atrás, para a asiática BenQ. E sobrava como seu único ativo no setor de telecom a participação de 50% na NSN.

A Nokia, por sua vez, segue focada em telecom, com seu negócio de celulares, por mais que enfrente um momento delicado, com perda de share e corte de gastos. A NSN, que vem fechando contratos importantes de fornecimento de redes de quarta geração ao redor do mundo, pode representar uma garantia de receita que ajudará a segurar as pontas da área de handsets, enquanto esta não se recupera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!