Anatel autoriza Hughes a usar 700 MHz devolvido pela Winity no Maranhão

A Anatel deu o sinal verde para que a Hughes, provedora de serviços de comunicação via satélite, possa utilizar faixa de 700 MHz nos municípios de Cururupu e Presidente Juscelino, ambos no Maranhão. A mesma faixa havia sido devolvida pela Winity no final de 2023

De acordo com o regulador, a autorização acontece em caráter secundário e vale até 15 de dezembro de 2028. As faixas específicas são 713 MHz, em Cururupu, e 768 MHz, em Presidente Juscelino. Agora, a Hughes precisa fazer a coordenação com outros players que possam ter a mesma faixa de radiofrequência, na mesma área de prestação, ressalta o superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram.

Em junho de 2023, a Hughes e Winity formalizaram parceria em um projeto para levar Internet via chips pré-pagos para áreas remotas. Batizado de RuralChip, a iniciativa utilizava essa mesma faixa de 700 MHz, espectro então detido pela Winity após o leilão do 5G. Ericsson, Nokia e Algar Telecom também estão entre as parceiras no projeto. 

Notícias relacionadas

A faixa

Quando optou por exercer o direito de renúncia do espectro dos 700 MHz, em dezembro, o CEO da Winity, Sergio Bekeierman, ressaltou o descompasso entre as necessidades de investimento para o tamanho do projeto estruturado pela empresa, a necessidade de um cliente âncora que viabilizasse o projeto e as condições colocadas pelo regulador para a conclusão do acordo, conforme mostrou o Teletime. A companhia tentava um acordo com a Vivo para o papel de âncora, mas as empresas desistiram após duras condicionantes impostas pela Anatel.

À época da desistência, o executivo também reafirmou o compromisso de manter os investimentos em infraestrutura e o objetivo de desenvolver novos sites nos próximos anos.

Vale notar que a faixa de 700 MHz devolvida pela empresa está no planejamento de leilões de espectro da Anatel, para ser disponibilizada no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!