A Anatel deu o sinal verde para que a Hughes, provedora de serviços de comunicação via satélite, possa utilizar faixa de 700 MHz nos municípios de Cururupu e Presidente Juscelino, ambos no Maranhão. A mesma faixa havia sido devolvida pela Winity no final de 2023
De acordo com o regulador, a autorização acontece em caráter secundário e vale até 15 de dezembro de 2028. As faixas específicas são 713 MHz, em Cururupu, e 768 MHz, em Presidente Juscelino. Agora, a Hughes precisa fazer a coordenação com outros players que possam ter a mesma faixa de radiofrequência, na mesma área de prestação, ressalta o superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram.
Em junho de 2023, a Hughes e Winity formalizaram parceria em um projeto para levar Internet via chips pré-pagos para áreas remotas. Batizado de RuralChip, a iniciativa utilizava essa mesma faixa de 700 MHz, espectro então detido pela Winity após o leilão do 5G. Ericsson, Nokia e Algar Telecom também estão entre as parceiras no projeto.
A faixa
Quando optou por exercer o direito de renúncia do espectro dos 700 MHz, em dezembro, o CEO da Winity, Sergio Bekeierman, ressaltou o descompasso entre as necessidades de investimento para o tamanho do projeto estruturado pela empresa, a necessidade de um cliente âncora que viabilizasse o projeto e as condições colocadas pelo regulador para a conclusão do acordo, conforme mostrou o Teletime. A companhia tentava um acordo com a Vivo para o papel de âncora, mas as empresas desistiram após duras condicionantes impostas pela Anatel.
À época da desistência, o executivo também reafirmou o compromisso de manter os investimentos em infraestrutura e o objetivo de desenvolver novos sites nos próximos anos.
Vale notar que a faixa de 700 MHz devolvida pela empresa está no planejamento de leilões de espectro da Anatel, para ser disponibilizada no mercado.