Vivo pode usar subfaixas ociosas em 850 MHz

Uma das possíveis soluções para a Vivo realizar roaming digital em Minas Gerais e seis estados do Nordeste entre Alagoas e Piauí sem precisar adquirir outra operadora é o uso de subfaixas de freqüência em 850 MHz que se tornarem ociosas a partir da migração de redes TDMA para o GSM. Segundo o presidente da operadora, Francisco Padinha, a empresa espera que a Anatel, com o objetivo de otimizar o uso do espectro possa liberar em futuro não muito distante estas subfaixas para outras operadoras.
Internamente, o assunto já é levado em consideração na Anatel, até porque entre as obrigações previstas em Lei para a agência, está a garantia do uso eficiente do espectro de radiofreqüências. Mas, segundo fonte da agência, ainda não há nenhuma discussão mais sólida sobre esta questão, nem gestões para o caso específico da Vivo.
As subfaixas ociosas poderão ser licitadas ou vendidas. Como elas já têm donos, estabelecidos em concorrência, contudo, a Anatel não poderá simplesmente tomá-las de volta e repassá-las. Por isso, uma alternativa cogitada seria propor sua troca por outras subfaixas em 900 MHz, o que seria vantajoso para operadoras interessadas em ampliar capacidade no GSM.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!