ClearTech/Neustar, Telcordia e Syniverse/HP querem prover solução

Pelo menos três grandes grupos estão interessados em participar da RFP (request for proposal) para prover a solução tecnológica e de gestão da portabilidade numérica no Brasil. São eles: ClearTech, em parceria com Neustar; Telcordia; e Syniverse, em parceria com a HP.
Como era de se esperar, cada uma divulga suas vantagens. A ClearTech juntou sua experiência como clearing house da Detraf no Brasil com a bagagem internacional da Neustar, que atua na gestão de portabilidade nos EUA, no Canadá e em Taiwan. ?Já temos um grande parque de hardware instalado e conexões com muitas das operadoras?, disse o gerente de assuntos regulatórios da ClearTech, Marcos Belotti. A Syniverse também goza de ampla experiência internacional com portabilidade e interconexão. E a Telcordia, por sua vez, argumenta que o custo de sua solução é baixo e a implementação é rápida. ?Nossa solução está pronta. Precisaríamos de algo entre quatro e seis meses para implantá-la no Brasil?, disse o diretor de serviços da Telcordia no País, Adolfo Delorenzo. A Telcordia também tem experiência internacional com portabilidade e faz a gestão centralizada de interconexão nos EUA e no Canadá.
A expectativa é de que a RFP seja lançada em julho e o contrato seja assinado em setembro. É esperado que a RFP contemple exigências de arquitetura de sistemas, interfaces, capacidade, escalabilidade, segurança, infra-estrutura (hosting, hardware, software), nível de serviço (disponibilidade, performance), prazos de implementação etc.

Notícias relacionadas

Associação

Já está decidido pelo Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) que é necessária a participação de uma associação que represente as operadoras junto à futura entidade administradora. Em vez de cada operadora assinar um contrato separado com a entidade administradora, será feito um contrato único, através de uma associação. A mais cotada para exercer esse papel é a ABR Telecom, mas não é descartada a possibilidade de se fundar uma nova associação que tenha exclusivamente essa função. O problema é o tempo e o custo necessário para criar uma nova associação.
Belotti e Delorenzo participaram na manhã desta terça-feira, 12, do seminário Portabilidade Numérica, realizado no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!