OUTROS DESTAQUES
Mercado
Elliot passa a comandar conselho de administração da Telecom Italia
sexta-feira, 04 de Maio de 2018 , 14h11

A Vivendi não controla mais o board da Telecom Italia. Após uma batalha que persistiu pelos últimos meses, o fundo norte-americano Elliot Management obteve dois terços das cadeiras no conselho de administração da controladora da TIM Brasil. Em comunicado ao mercado nesta sexta-feira, 4, a italiana confirmou os dez novos nomes independentes da chapa composta pelos acionistas Elliot International, Elliot Associates e The Liverpool Limited Partnership.

A eleição ocorre após a saída em massa de conselheiros em março. O novo conselho agora contará com Fulvio Conti, Alfredo Altavilla, Massimo Ferrari, Paola Giannotti de Ponti, Luigi Gubitosi, Paola Bonomo, Maria Elena Cappello, Lucia Morselli, Dante Roscini e Rocco Sabelli.

Além deles, cinco diretores da chapa da Vivendi foram eleitos, incluindo o atual CEO da TI (e ex-presidente da Vivo no Brasil), Amos Genish, e o CEO da própria francesa, Arnaud de Puyfontaine. O novo board então terá 15 diretores, com mandato de três anos de exercício (até a aprovação do balanço financeiro em 31 de dezembro de 2020). Haverá uma compensação para o board de 2,2 milhões de euros que será distribuída pelos membros. Na próxima segunda-feira, 7, o novo conselho de administração deverá apontar um CEO (que pode ou não continuar a ser Genish) e chairman.

A mudança não é apenas de nomes. O fundo de investimentos do bilionário Paul Singer acusava a Vivendi de não atender aos interesses dos acionistas italianos. Ainda assim, a francesa continua como acionista majoritária, com 23,94% do capital da Telecom Italia, enquanto a Elliot tem pouco abaixo de 9%.

Em comunicado, a Vivendi disse que ficará "extremamente vigilante para garantir que Amos Genish receba a garantia dos membros da diretoria apresentados pela Elliot de que o plano industrial 2018-2020 possa ser alcançado por completo e em toda a sua coerência". Afirmou ainda que, por continuar sendo a maior acionista da Telecom Italia, "reafirma seu compromisso de longo prazo com a companhia e tomará todas as medidas necessárias para preservar seu valor e evitar seu desmantelo".

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top