Intelsat demonstra transmissão 4K em menos de 6 MHz

A Intelsat está demonstrando na SET Expo, que acontece esta semana em São Paulo, uma transmissão via satélite em 4K usando uma faixa de apenas 5.8 Mhz, em banda Ku. A transmissão do vídeo 4K a 60 frames por segundo demanda uma banda de 20 Mbps, graças ao codec HEVC. Segundo Marcio Brasil, diretor comercial da Intelsat, a transmissão numa faixa estreita de espectro só é possível à modulação alta, com 32APSK. Para isso, é necessário uma potência de transmissão muito alta, viável no satélite IS-29e graças à transmissão em banda Ku para um spot beam mais restrito.

No evento, a imagem em 4k não apresentou qualquer interrupção, mesmo com o tempo chuvoso. "Isso mostra que já é possível fazer transmissões de eventos em 4K. Isso também pode ser aplicado às transmissões em HD, que demandariam cerca de 2 MHz", diz Btasil. Segundo o executivo, esse tipo de uso pode ser por evento ou mesmo permanente. No caso do uso permanente, no entanto, a recepção teria que estar restrita à área de cobertura do spot beam, que tem um raio de aproximadamente mil quilômetros.

Solução de comunicação

Notícias relacionadas

Segundo Marcio Brasil, a operadora prepara para testar no Brasil, ainda este ano, a plataforma One Prism, em testes nos Estados Unidos. A plataforma permite ao cliente usar o satélite para fazer a transmissão de vídeo, dados e voz, simultaneamente. Para isso, precisa de um modem desenvolvido em parceria com a Newtec. Com isso, a emissora não precisa contratar um canal de voz e uma rede de dados à parte. Tudo é feito pelo satélite, de maneira integrada. "O cliente contrata uma banda e ele mesmo gerencia o seu uso", explica o executivo.

A Intelsat espera oferecer a solução, principalmente, para dois tipos de aplicações. Uma é o uso ocasional, para suporte a unidades móveis de transmissão. "O cliente já tem garantido, além da transmissão do conteúdo, um canal de comunicação e conectividade com a Internet, sem incertezas no custo e na qualidade", diz. Geralmente, o uso de unidades móveis demanda a contratação de uma linha telefônica fixa e uma conexão à Internet, sujeito à qualidade e aos preços praticados na localidade do evento.

O outro uso é permanente, permitindo a comunicação entre redes de TV e suas afiliadas. Com esse serviço, além da transmissão do sinal ao vivo, que já é feito por satélite, o cliente pode ter uma rede para fazer a troca de conteúdos entre as estações de TV e mesmo ter um canal de comunicação por voz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!