Confira as líderes em clientes de banda larga no primeiro semestre

Com 46,396 milhões de assinantes reportados à Anatel em junho (em números passíveis de atualização), a banda larga fixa teve crescimento no semestre em nove dos dez principais grupos do segmento. Confira as adições líquidas (tanto orgânicas quanto via aquisições) das maiores operadoras nos primeiros seis meses de 2023: 

EmpresaAssinantes em junho/23Adições líquidas no ano
Claro9,842 milhões91 mil
Vivo6,558 milhões84 mil
Oi4,972 milhões– 79 mil
Alloha (EB Fibra)1,505 milhão127 mil
Brisanet 1,209 milhão109 mil
Desktop976 mil166 mil
Vero 817 mil75 mil
Algar Telecom798 mil12 mil
TIM767 mil44 mil
Unifique690 mil84 mil
Americanet611 mil5 mil
Fonte: Anatel. Dados da Alloha Fibra e Unifique atualizados em 3/8
Notícias relacionadas

Em números absolutos, a líder de novos clientes foi a Desktop: foram 166 mil adições líquidas, impulsionadas pela integração de cerca de 116 mil clientes da Fasternet em março. Fora isso, os resultados mais expressivos vieram da holding de provedores Alloha Fibra, que somou 127 mil adições líquidas no semestre, seguida pela Brisanet, com 109 mil adições.

Maiores operadoras do País fora as grandes teles, a dupla deve ganhar companhia da Vero e da Americanet, que anunciaram processo de fusão. Nota-se que a primeira adicionou 75 mil clientes no semestre, enquanto a segunda somou 5 mil novos acessos. Juntas, Vero e Americanet reuniriam 1,428 milhão de assinantes de banda larga fixa ao final de junho.

Líderes

Entre as incumbentes do mercado, destaque para a atuação comercial da Claro, que liderou as adições líquidas no semestre (91 mil), ficando na frente da rival Vivo (84 mil). Já a Oi foi a única entre as maiores operadoras de banda larga a registrar variação negativa no semestre: menos 79 mil clientes.

As desconexões ficaram limitadas às tecnologias legadas (como cobre), uma vez que as adições de fibra óptica da Oi continuam crescendo (a tecnologia é foco estratégico da empresa). Foram 138 mil novos acessos de FTTH em 2023 até junho, totalizando 4,372 milhões de clientes no Oi Fibra.

Já líder do mercado óptico brasileiro segue sendo a Vivo, com relevantes 326 mil adições no semestre e base de 5,810 milhões de clientes em FTTH. A Claro, por sua vez, adicionou 172 mil acessos do gênero, subindo a base para 1,057 milhão. Além da conquista de novos assinantes, a migração de acessos em demais tecnologias para a fibra também influencia tais números nas grandes operadoras.

Total

Ao todo, dos 46,39 milhões de acessos da banda larga fixa reportados em junho, 33,636 milhões eram em fibra óptica. Vale notar que ambos os números costumam ser posteriormente corrigidos pela Anatel, por conta da subnotificação de acessos por provedores menores. Os acessos totais da agência em maio, por exemplo, foram reajustados em quase 700 mil assinantes, para 46,543 milhões – ficando acima mesmo dos números mais recentes, de junho.

Logo, até maio a adição no Brasil seria de 1,1 milhão em todo o mercado de banda larga, recuando para 1 milhão se considerada a divulgação mais recente de junho, e passível de atualização. Apenas na tecnologia de fibra óptica, são 1,9 milhão de novos contratos até maio e 1,8 milhão no relatório preliminar de junho. (Update dos dados em 3/8, após a atualização da base pela Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!