Com 46,396 milhões de assinantes reportados à Anatel em junho (em números passíveis de atualização), a banda larga fixa teve crescimento no semestre em nove dos dez principais grupos do segmento. Confira as adições líquidas (tanto orgânicas quanto via aquisições) das maiores operadoras nos primeiros seis meses de 2023:
Empresa | Assinantes em junho/23 | Adições líquidas no ano |
Claro | 9,842 milhões | 91 mil |
Vivo | 6,558 milhões | 84 mil |
Oi | 4,972 milhões | – 79 mil |
Alloha (EB Fibra) | 1,505 milhão | 127 mil |
Brisanet | 1,209 milhão | 109 mil |
Desktop | 976 mil | 166 mil |
Vero | 817 mil | 75 mil |
Algar Telecom | 798 mil | 12 mil |
TIM | 767 mil | 44 mil |
Unifique | 690 mil | 84 mil |
Americanet | 611 mil | 5 mil |
Em números absolutos, a líder de novos clientes foi a Desktop: foram 166 mil adições líquidas, impulsionadas pela integração de cerca de 116 mil clientes da Fasternet em março. Fora isso, os resultados mais expressivos vieram da holding de provedores Alloha Fibra, que somou 127 mil adições líquidas no semestre, seguida pela Brisanet, com 109 mil adições.
Maiores operadoras do País fora as grandes teles, a dupla deve ganhar companhia da Vero e da Americanet, que anunciaram processo de fusão. Nota-se que a primeira adicionou 75 mil clientes no semestre, enquanto a segunda somou 5 mil novos acessos. Juntas, Vero e Americanet reuniriam 1,428 milhão de assinantes de banda larga fixa ao final de junho.
Líderes
Entre as incumbentes do mercado, destaque para a atuação comercial da Claro, que liderou as adições líquidas no semestre (91 mil), ficando na frente da rival Vivo (84 mil). Já a Oi foi a única entre as maiores operadoras de banda larga a registrar variação negativa no semestre: menos 79 mil clientes.
As desconexões ficaram limitadas às tecnologias legadas (como cobre), uma vez que as adições de fibra óptica da Oi continuam crescendo (a tecnologia é foco estratégico da empresa). Foram 138 mil novos acessos de FTTH em 2023 até junho, totalizando 4,372 milhões de clientes no Oi Fibra.
Já líder do mercado óptico brasileiro segue sendo a Vivo, com relevantes 326 mil adições no semestre e base de 5,810 milhões de clientes em FTTH. A Claro, por sua vez, adicionou 172 mil acessos do gênero, subindo a base para 1,057 milhão. Além da conquista de novos assinantes, a migração de acessos em demais tecnologias para a fibra também influencia tais números nas grandes operadoras.
Total
Ao todo, dos 46,39 milhões de acessos da banda larga fixa reportados em junho, 33,636 milhões eram em fibra óptica. Vale notar que ambos os números costumam ser posteriormente corrigidos pela Anatel, por conta da subnotificação de acessos por provedores menores. Os acessos totais da agência em maio, por exemplo, foram reajustados em quase 700 mil assinantes, para 46,543 milhões – ficando acima mesmo dos números mais recentes, de junho.
Logo, até maio a adição no Brasil seria de 1,1 milhão em todo o mercado de banda larga, recuando para 1 milhão se considerada a divulgação mais recente de junho, e passível de atualização. Apenas na tecnologia de fibra óptica, são 1,9 milhão de novos contratos até maio e 1,8 milhão no relatório preliminar de junho. (Update dos dados em 3/8, após a atualização da base pela Anatel)