Vendas de tablets e smartphones caem e derrubam lucro operacional da Samsung em 24,5%

Conforme previsto pela própria Samsung, o trimestre mostrou quedas nas vendas, o que derrubou o lucro operacional da fabricante sul-coreana em 24,5%. De acordo com o balanço financeiro da empresa divulgado nesta quinta, 31, o desempenho da divisão de dispositivos móveis no segundo trimestre deste ano foi o responsável em puxar para baixo todo o resultado da companhia. Assim, as vendas do segmento móvel caíram 21,31%, totalizando no período 27,51 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 26,75 bilhões).

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De acordo com a Samsung, as vendas diminuíram porque o mercado foi abastecido com menos smartphones e tablets "por conta de níveis de estoque mais altos" e de "custos aumentados relacionados à promoção das vendas do (Galaxy) S5 e da redução de estoque". Ou seja: há aparelhos encalhados, e o lançamento do modelo high-end da sul-coreana não ajudou nesse problema.

A venda de smartphones em geral foi prejudicada por conta de queda na demanda na Europa e no segmento de 3G com a competição de preços na China, segundo a companhia. Já para tablets, o resultado foi por uma demanda fraca global, incluindo queda por reposições.

A empresa tenta contextualizar com o panorama geral do mercado, afirmando que, "em meio a sazonalidade baixa, a demanda por smartphones permaneceu estável de trimestre a trimestre, enquanto caiu levemente no período para tablets". A empresa afirma que a procura por aparelhos continuou forte nos Estados Unidos, mas na Europa caiu. Já na China, a justificativa é que "a demanda por 3G caiu em antecipação à expansão do 4G".

A expectativa é de que haja crescimento na demanda de smartphone e tablets no segundo semestre. Para os celulares, o avanço será inclusive na China (com aparelhos 4G) e na Europa, enquanto nos mercados emergentes a previsão é de aumento da demanda por aparelhos mid e low-end. Já para os tablets a procura aumentaria por conta de eventos sazonais fortes, com "intensificação de competição com novos modelos e preços". Tudo indica que até o final do ano a principal concorrente da Samsung, a Apple, apresente pelo menos um novo iPhone, sendo possível também um iPad atualizado com melhor processador.

Na área de redes (atrelada à divisão de mobilidade), cuja atuação é mais limitada aos mercados locais e da América do Norte, a Samsung mostrou recuo no lucro por conta de queda nos investimentos em LTE no mercado em geral. Os números não foram abertos, mas, considerando o desempenho total do segmento de IM (IT & Mobile communications), houve recuo de 19,95% nas vendas, total de 28,45 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 27,67 bilhões); e recuo de 29,62% no lucro operacional, total de 4,42 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 4,298 bilhões).

Dados gerais

As vendas da Samsung caíram 8,89%, fechando o trimestre com 52,35 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 50,91 bilhões). Já o lucro operacional caiu 24,55%, fechando o trimestre com 7,19 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 6,992 milhões). A queda foi de 19,56% no lucro líquido, totalizando 6,25 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 6,078 milhões). A margem do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) caiu um ponto percentual e fechou o período em 22%.

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