Anatel aprova integração entre Claro, Embratel e Net; Claro terá capital aberto

O Conselho Diretor da Anatel concedeu nesta quinta, 31, a anuência prévia para a integração societária das empresas Claro, Net e Embratel. Era um dos processos mais complexos de consolidação submetidos à Anatel pela quantidade de empresas envolvidas e diversidade de atuação de cada uma delas. A grande inovação em relação a processos semelhantes de outras duas concessionárias que já realizaram a integração (Sercomtel e Telefônica), é que é a operação móvel que está absorvendo as demais empresas, inclusive a concessão, hoje controlada pela Embratel.

Notícias relacionadas
Por este motivo, uma das condicionantes colocadas pelo conselheiro Igor de Freitas exige que a Claro se torne uma companhia de capital aberto. O conselheiro explica que essa é uma exigência do decreto que aprovou o Plano Geral de Outorgas (PGO), e por isso mesmo já estava prevista na proposta pelo grupo quando submeteu à agência o pedido de consolidação.

A transação envolve uma série etapas de cisões e incorporações que, ao final, transfere o controle direto das empresas Telmex, Primesys, e Star One à Claro sem transferência de outorgas. Assim, os direitos de exploração de satélite da Star One permanecem com a companhia. Já as outorgas da Embratel de longa distância nacional (LDN) e internacional (LDI) e autorização de STFC (telefonia fixa) e autorização de SCM (banda larga) serão transferidas para a Claro. O mesmo ocorrerá com a outorga do SeAC (TV por assinatura) e SCM da Net.

Segundo apurou este noticiário, na prática o grupo segue operando no Brasil com empresas distintas, pelo menos por um tempo. A estrutura hoje pertencente à Embratel fica responsável pelos serviços corporativos, a Net fica responsável pelos serviços fixos ao consumidor final e a Claro fica com os serviços móveis, inclusive com a operação de DTH, que até então era de responsabilidade da Embratel.

A operação só foi possível pela alteração do artigo 86 da Lei Geral de Telecomunicações (LGT) realizado pela Lei 12.485/2011. O artigo, antes de reformado, impedia que a concessão fosse detida por empresa que explorasse outros serviços de telecomunicações.

Assim como nos processos da Telefônica e da Sercomtel, a anuência está condicionada ao cálculo dos ganhos econômicos que serão transferidos aos consumidores, que será feito através de revisão tarifária. O conselheiro Igor de Feitas sugere à área técnica que o repasse desses ganhos seja realizado através das tarifas de longa distância VC2 e VC3.

A Claro, contudo, poderá efetuar a integração imediatamente abrindo mão de questionar no futuro o valor do repasse dos ganhos aos consumidores.

A fim de preservar o controle da concessão, ficou determinado que haja a separação funcional da concessão, inclusive com a criação de uma diretoria específica para produtos de atacado. A Claro também deverá realizar a separação contábil dos ativos da concessão, inclusive dos bens reversíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!