Lucro líquido da Telefónica cresce 4,9% no trimestre, mas receitas caem

Mesmo vendo suas receitas declinarem 11,8%, muito por conta do encolhimento do faturamento em seu mercado doméstico e pela desvalorização cambial não apenas do Real, mas das demais moedas dos países latino-americanos em que opera, a holding espanhola Telefónica registrou alta de 4,9% no lucro líquido do segundo trimestre na comparação anual, que ficou em 1,21 bilhão de euros. O lucro se justifica em parte por ajustes contábeis com a recente venda da unidade da República Tcheca e a redução dos seus ativos em 2,07 bilhões de euros. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o lucro líquido caiu 7,5% em relação a igual período de 2013, para 1,9 bilhão de euros.

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Além do fraco desempenho na operação espanhola, onde as receitas se reduziram em 9,1% no trimestre (para 3 bilhões de euros), a variação cambial impactou negativamente o desempenho das operações na América Latina, e as receitas consolidadas da Telefónica caíram 11,8% no trimestre, para 12,725 bilhões de euros, e 12,6% no semestre, para 24,957 bilhões de euros.

O lucro operacional antes da depreciação e amortização (OIBIDA) também foi impactado: caiu 15% entre abril e junho ficou e 14,5% no semestre, para 4,126 bilhões de euros e 8,055 bilhões de euros, respectivamente. A queda nas margens nos mesmos períodos foi de 1,2 ponto percentual (p.p.) e 0,7 p.p., para 32,4% e 32,3%, respectivamente.

A Telefónica vem enfrentando competição acirrada na Europa e a economia da região ainda luta para se restabelecer. Na Espanha, o total de acessos ao final de junho encolheu 3,3% na comparação anual, e ficou em 40,9 milhões de unidades geradoras de receitas (o que inclui linhas fixas, móveis, banda larga e TV por assinatura). Na América Latina, a base de clientes continua se expandindo: crescimento de 4,1% tanto no Brasil, para 95,1 milhões de acessos, quanto no restante da América Latina, incluindo o México, para 128,7 milhões de acessos.

Ao final de junho a Telefónica tinha 37,5 milhões de assinantes de linhas fixas de voz, 18,2 milhões de acessos à Internet (dos quais 17,6 em banda larga), 249 milhões de assinantes móveis (35,3% pós-pagos) e 4,2 milhões de acessos de TV paga.

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