A Abra, associação de radiodifusores encabeçada pelo Grupo Bandeirantes e pela RedeTV!, não ficou satisfeita com a publicação nesta quarta, 31, da portaria do Ministério das Comunicações que dá diretrizes para o sistema brasileiro de rádio digital. Na última quinta-feira, 25, a associação encaminhou carta ao então ministro das Comunicações, Hélio Costa, solicitando que, antes de deixar o ministério, o executivo desse uma solução definitiva para o rádio digital. A sugestão da associação foi implementar uma migração paulatina dos sinais de radiodifusão em AM para as bandas de FM que serão liberadas, de acordo com o cronograma de transição da TV digital.
A portaria, no entanto, (Portaria 290 de 30 de março de 2010) institui o Sistema Brasileiro de Rádio Digital sem definir a tecnologia que será utilizada ou o futuro das AM.
Para Frederico Nogueira, vice-presidente da associação, o decreto mostra apenas que não houve uma decisão. "O que está escrito ali (na portaria) serve para A, B ou C, mas não deixa nada resolvido. Os fabricantes não poderão começar a produzir rádio digitais amanhã", disse. "Hoje temos outro ministro, e vamos voltar à estaca zero", diz, lembrando que se trata de um mandato curto no Ministério das Comunicações. "Provavelmente, em oito meses voltaremos ao início das discussões", finaliza.
Radiodifusão