Decisão da Anatel sobre 2,5 GHz é uma sinalização positiva, diz GSM Association

A GSM Association – associação que representa a tecnologia GSM e sua evolução – considera que a decisão da Anatel de reduzir gradativamente a faixa hoje ocupada pelas empresas de MMDS em 2,5 GHz representa uma sinalização positiva ao mercado. "A decisão manda um sinal positivo para todos os investidores que a Anatel está comprometida com o desenvolvimento da banda larga móvel e com o investimento das operadoras", afirma Ricardo Tavares, vise-presidente sênior para políticas públicas da GSM Association.
A Anatel vai lançar uma consulta pública no dia 3 de agosto para a nova destinação da faixa de 2,5 GHz. A proposta é em 2012 destinar 70 MHz para o MMDS e, em 2015, apenas 50 MHz. Até 2012 as atuais operadoras de MMDS manteriam suas faixas integrais, ou seja, 186 MHz para cada uma.
Tavares lembra que diversas operadoras móveis já prevêem escassez de espectro para o ano que vem em função da grande aceitação que a banda larga móvel 3G tem tido entre os brasileiros. Para ele, a decisão mostra para os investidores que poderão realizar os investimentos para suportar esse crescimento. O executivo também elogia a rapidez com que a Anatel decidiu depois da entrada do quinto conselheiro. "Essa decisão sinaliza um avanço institucional e mostra a importância de a Anatel trabalhar com o conselho completo".

Notícias relacionadas
Para Ricardo Tavares, a decisão brasileira poderá também influenciar outros países, que neste momento também discutem uma nova destinação para a faixa de 2,5 GHz. Segundo ele, existe um grande número de países nesta situação. É o caso do México, Nigéria, África do Sul e outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!