Quem ganhou e perdeu com boatos e fatos da BrOi

Agora que a compra da Brasil Telecom pela Oi foi de fato anunciada é possível analisar quais os papéis foram beneficiados e quais foram prejudicados por toda a boataria em torno do negócio.

Quem ganhou

Os investidores da Telemar que ganharam dinheiro com a operação (sem contar a futura distribuição de dividendos) foram aqueles que apostaram nas ações preferenciais da Telemar operadora (TMAR5). Este papel, de janeiro até o dia anterior ao anúncio da compra (período em que se intensificaram os boatos que davam a compra como certa), valorizou-se 36,57%. E continua na trajetória ascendente. Da quinta-feira que antecedeu o anúncio até esta quarta-feira, 30, a ação valorizou mais 3,78%. Como o negócio está sendo feito em torno da Telemar Operadora, a valorização deste papel é normal. Já o investidor que preferiu a ação ordinária da holding da Brasil Telecom (BRTP3) está comemorando uma valorização desde a última quinta-feira de 7%.

Notícias relacionadas

Quem perdeu

Os investidores que apostaram na Telemar Holding (TNLP) amargaram um enorme prejuízo, porque ao contrário do que poderiam imaginar, a compra não está sendo feita pela holding e sim pela operadora. Depois de acumular uma alta de 27,4% durante o período de forte boataria antes do fato relevante, a ação preferencial da holding (TNLP4), de quinta até esta quarta-feira, 30, já caiu 11,91%. Quem preferiu comprar a ação ordinária da holding (TNLP3) perdeu mais ainda, 14,28%. O pior é que este papel da Telemar holding valorizou-se apenas 2,73% de janeiro até a última quinta-feira. Do lado da Brasil Telecom, desvalorizaram no mesmo período a ação preferencial da operadora (BRTO4), que caiu 4,48%, e a preferencial da holding (BRTP4), que diminuiu 4,39%.

Análise

Os analistas ouvidos por este noticiário disseram, entretanto, que apesar do negócio estar sendo feito em torno da Telemar Operadora, a queda das ações da Telemar Holding não era esperada. Isso porque a Telemar Holding é uma das principais acionistas (com 52,34% de participação) da Telemar Operadora, de forma que boa parte dos dividendos que futuramente a operadora vai emitir será absorvida pela holding. "Não sei a que atribuir. Uns dizem que é por causa da alavancagem da TMAR (Telemar Operadora), mas a holding se beneficia indiretamente dos dividendos da operadora", diz um analista que preferiu não ser identificado. Além do não pagamento de dividendos, as ações da holding também não têm direito a tag along, o que pode ter frustrado alguns investidores. "Quem estava posicionado nela achando que ia ter tag along dançou e agora está vendendo", diz o analista.
Outra hipótese levantada para a desvalorização das ações da holding é a falta de perspectiva sobre o futuro. Não se sabe, por exemplo, se mais adiante a empresa estaria preparando uma nova reestruturação, para simplificar ainda mais a cadeia societária, envolvendo a holding do topo da cadeia, a Telemar Norte Leste, o que poderia valorizar os papéis. E, por fim, muitos investidores podem ter considerado vender já esses papéis para não ficar com o "mico" na mão. "Apesar de todo o desembolso, a TMAR é que tem todo o benefício direto da operação", diz o analista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!