Setor de telecom sofre menos em bolsa

No forte movimento de baixa registrado na Bolsa de Valores de São Paulo em março, o setor de telecomunicações acabou sofrendo menos que a média do mercado. Até o dia 29, o Índice de Telecomunicações (Itel) caiu 6,6% contra queda de 8,2% do Ibovespa. Desta vez, as perdas mais fortes recaíram sobre os setores que vinham apresentando um desempenho excepcional, principalmente siderurgia, mineração e petróleo. Em telecom, só registraram perdas grandes as ações preferenciais da Telemar operadora (- 14,1%), Telesp Celular (-15,7%) e Tele Centro Oeste Celular (11,3%). No caso da Telemar, a queda se deveu à sua alta liquidez, que facilita a saída dos investidores. No das operadoras da Vivo, foi em razão também de resultados, embora o quadro tenha começado a se reverter nesta quarta, 30, com alta de quase 6% da Telesp Celular. No ano, as ações preferenciais da Brasil Telecom (BRTP4) caíram 20,1%, seguidas da Telesp Celular (TSPP4) com queda de 17,1%, Embratel (EBTP4) com 13,8%, Brasil Telecom ON (BRTO4) com 13,7% e Telemar (TMAR5) com 11%.

Otimismo com BrT e Telemig Celular

A perspectiva de saída do Opportunity do controle da Brasil Telecom, da Telemig Celular e da Amazônia Celular continua sendo interpretada como positiva pelos investidores.

Notícias relacionadas
É certo que houve uma realização mais forte de Brasil Telecom nos últimos sete dias. Especialmente da operadora, cujas ações preferenciais caíram 4,2%. Isso, porém, deve ser creditado tanto às fortes altas recentes quanto à liquidez do papel. No mês de março, tanto a queda das ações da operadora (-4,52%) quanto da holding (-3,42%) foram menores que a da media do mercado (-8,2%) e mesmo do setor (-6,6%).
Note, além disso, que a performance da Telemig Celular continuou excelente mesmo na conjuntura de baixa. As PN subiram 1,28% em sete dias e 1,53% no mês.
O que há é uma oscilação no tipo de papel preferido pelos investidores. No caso da Brasil Telecom, há uma migração aparente da operadora para a holding, que estaria ?atrasada? na recuperação de valor. No ano, BRTP4 acumula queda de 20,1% contra perda de 13,7% de BRTO4. No que se refere à Telemig Celular, o mercado ainda aposta firme em uma futura venda da operadora. As cotações ações ordinárias, com direito a tag along, estão agora 130% acima das PN.
Analistas especializados no setor de telecomunicações chamam a atenção para dois fatos que poderão produzir movimentos mais fortes de compra de papéis da Telemar e Telesp nas próximas semanas: 1) na próxima segunda-feira, dia 4, a Telesp Operacional deve anunciar o valor dos dividendos que serão distribuídos em abril. O mercado espera um valor próximo ao de abril de 2004 (em torno de R$ 800 milhões); 2) No dia 12, é a vez da AGO da Telemar que deverá aprovar dividendos complementares de R$ 1 bilhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!