O site de comércio eletrônico Submarino estreou na Bolsa de Valores de São Paulo nesta quarta-feira, com uma alta de 1,06 % no fechamento do pregão, a R$ 21,85. É certo que em alguns momentos, a valorização desse IPO chegou perto de 2,7%, acima dos 2,26% que o Ibovespa registrava por volta das 16 horas. Mas não resistiu.
Para alguns analistas, o fraco resultado se deve ao momento (a Bolsa acaba de sair de um período de fortes baixas) e ao desconhecimento que persiste sobre o setor (há dificuldade na montagem de parâmetros nacionais e internacionais). Há ainda quem acredite que o papel, que abriu o pregão a R$ 21,62 está caro.
É interessante notar que as ações da outra empresa de ?Internet pura?, a Ideiasnet ? que vinha registrando um desempenho excelente na Bolsa ? caiu 4,56% no mesmo pregão, fechando a R$ 2,30, o que parece indicar que parte dos investidores não está propensa a carregar dois papéis desse setor. Antes da queda de quarta, a Ideiasnet chegou a acumular quase 8% de alta no mês e perto de 47% no ano.
A Submarino pode levantar até R$ 543,9 milhões com o lançamento de ações, caso sejam vendidos também os lotes adicionais, vinculados ao desempenho dos papéis no mercado. A maior parte dos recursos (cerca de 70%), porém, vai direto para o bolso de acionistas.
Nos planos de investimentos anunciados pelo presidente da empresa, Flávio Jansen, estão previstos desembolsos de apenas R$ 25 milhões para os próximos três anos, divididos entre tecnologia e automação de um novo depósito em São Paulo.