Para Ancine, exigência de contratos é essencial à fiscalização

A Ancine tomou conhecimento oficial apenas nesta quarta, 30, da liminar concedida à ABPTA liberando os programadores internacionais de apresentar à agência seus contratos com as empacotadoras (operadoras). Segundo o presidente da agência reguladora, Manoel Rangel, a liminar será agora analisada para a elaboração de uma resposta, e será cumprida enquanto estiver vigente.

Notícias relacionadas
"Não fomos ouvidos na fase inicial. Agora apresentaremos ao juiz nossas razões para manter como está a Instrução Normativa (IN) do credenciamento", disse a este noticiário.

Segundo ele, os contratos de licenciamento de canais são, ao contrário do que diz a APBTA na liminar, essenciais para as funções de fiscalização da agência, determinadas pela Lei 12.485/11.

Por exemplo, diz, em relação ao Art. 5º da lei, a Ancine deve fiscalizar a relação entre operadoras e empacotadoras, mas "esta relação não é só necessariamente acionária. Pode ser caracterizada por influência ou preponderância nas ações". E essa relação só poderia ser verificada analisando-se os contratos.

Outras obrigações da lei, e que a Ancine deve fiscalizar, também só poderiam ser verificadas através dos contratos. Estes devem ser, por exemplo, redigidos em português, com valores em moeda nacional. Também deve estar caracterizada a responsabilidade editorial dos representantes dos canais internacionais no país.

Os contratos servem também, ainda na argumentação preliminar da Ancine, para caracterizar a empacotadora, que é quem realiza a contratação de programação junto às programadoras.

Sigilo

Rangel também contesta o ponto central da liminar da ABPTA, de que a entrega dos contratos configuraria quebra de sigilo. "A entrega é uma transferência da relação sigilosa, ela estende a obrigação do sigilo à Ancine", disse. Nós garantimos o sigilo, tanto aos contratos quanto às informações colhidas deles, e o acesso a isso dentro da agência será restrito.

"O argumento do sigilo é falacioso, pois a Ancine tem melhores condições de mantê-lo do que as mais de 150  operadoras espalhadas pelo Brasil", concluiu Rangel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!