Para diretora da ABDI, satélite deve fazer parte das políticas de transformação digital

Congresso Latinoamericano de Satélites 2023 - Rio de Janeiro - RJ -28/09/2023 - Sessão especial 7 - O satélite e o mercado de redes privativas. Realizado no Hotel Windsor Marapendi nos dias 26-27-28/09/2023. Evento mais importante na América Latina dedicado ao mercado de serviços, aplicações e tecnologias via satélite do Brasil. Foto: Rudy Trindade / Themapress

A ex-deputada federal e hoje diretora de sustentabilidade e industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Perpétua Almeida, defende uma aproximação do setor de satélite das iniciativas de estímulo à transformação industrial no Brasil, a exemplo do que a ABDI já faz com o 5G. Para a diretora, o processo de transformação digital da economia brasileira precisa respeitar e contemplar os papeis de operadoras de telecomunicações, provedores de satélites e fornecedores, disse ela durante o Congresso Latinoamericano de Satélites, organizado pela TELETIME esta semana, no Rio de Janeiro. "A tecnologia não o problema. O desafio é pensar em políticas públicas de estímulo, de capacitação para o uso das tecnologias para a nova Revolução Industrial", disse ela.

Ela conclamou o setor de satélites, por meio de suas associações e empresas, a buscar a ABDI para iniciar os trabalhos em conjunto. Hoje a ABDI lidera, ao lado da Anatel, o trabalho de testes e avaliações do uso do 5G para a transformação digital em empresas e desenvolvimento de projetos de redes privativas, e o mesmo pode ser feito com o uso de conectividade via satélite, diz Perpétua Almeida.

Tecnologia e soberania

Notícias relacionadas

Ela também defendeu que o governo tenha programas de estímulo ao desenvolvimento de tecnologia aeroespacial nacional e que haja uma aproximação entre o segmento de defesa e o segmento empresarial privado, para uso dual das tecnologias desenvolvidas. "O Brasil não pode ficar dependente de tecnologias e serviços de empresas estrangeiras quando temos tecnologia nacional e mesmo empresas estrangeiras, mas estabelecidas no Brasil, que podem participar", disse ela. Um dos temas que permearam o Congresso Latinoamericano de Satélites foi o impacto que tecnologias satelitais como a Starlink estão tendo não apenas na oferta de serviços comerciais, mas na própria definição de políticas públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!