Anatel quer atuar para flexibilização da LGT e do Marco Civil da Internet

Conselheiro Emmanoel Campelo. Foto: Bruno do Amaral

Assim como fez ao lidar com o robocall, a Anatel prevê que pode ser necessário atuar em algumas questões de Internet, flexibilizando tanto a Norma 4 da Lei Geral de Telecomunicações como a neutralidade de rede no Marco Civil da Internet. Essa possibilidade vem aos poucos sendo discutida abertamente pela agência, e ganharam visibilidade durante o Painel Telebrasil 2022, que acontecee esta semana em Brasília. O conselheiro Emmanoel Campelo justifica que isso pode ser importante também para combater ilegalidades, como pirataria de conteúdos, inclusive em Internet 3.0 e Metaverso. 

A visão de Campelo é que a regulação e a atuação do Estado precisa acompanhar a evolução tecnológica, até porque já há uma tendência forte de substituição de serviços. "Eu não tenho dúvida de que a LGT já está no limite com relação à obsolescência", colocou. Não significa que é necessária uma alteração legal para o combate a práticas abusivas ou ilícitas, na avaliação dele. Mas a avaliação é de que o usuário precisa ficar no centro do debate. 

"Se tenho poder de regular aqueles que prestam de fato serviços de telecom, algum olhar tenho que ter para o conteúdo. Sei que isso arrepia muita gente e empresas, mas estou falando sobretudo de combater a atividade ilícita. Isso é completamente óbvio." Ao mesmo tempo, o conselheiro diz que ainda não vê necessidade para essa atuação mais assertiva, mas que o papel da agência é de regular a comunicação entre indivíduos e máquinas, e por isso precisa olhar para novos modelos de negócio – ou seja, os over-the-top.

Notícias relacionadas

Emmanoel Campelo considera que a Norma 4, que impede a atuação na camada de Internet, também já está precisando ser reavaliada. "Alguns obstáculos precisam ser ultrapassados, talvez o principal deles seja um revisão mais ampla da LGT", coloca. "O que se queria é ter Internet livre, fomento ao crescimento e negócios. (…) No momento em que ela passa a ser um problema para que se coíba excessos, abusos e até práticas criminosas dentro desse ambiente, acho que ela não pode ser tida como dogma absoluto", argumenta. Segundo ele, a atuação para o combate à pirataria, tanto nos set-top box (como os que eram vendidos no Metaverso) quanto em streamings (chamados de IPTV), é um dos casos em que essa norma precisou ser flexibilizada.

Da mesma forma, a neutralidade de rede estaria já trazendo problemas, e a Anatel vê a possibilidade de que isso chegue a um limite, no qual o princípio ficaria "absolutamente incompatível com a realidade." Campelo citou a necessidade de fazer uma priorização de tráfego (traffic shaping) para que o streaming das OTTs não prejudicassem toda a rede no início da pandemia da covid-19 em 2020. Vale lembrar que o Art. 9 do MCI prevê possibilidade de discriminação de tráfego em casos excepcionais, como requisito indispensável para a continuidade do serviço e de "priorização de serviço de emergência".

Robocalls

O conselheiro da agência não adiantou números sobre a eficiência da cautelar contra o abuso das chamadas robôs e telemarketing, mas explicou que o relatório está atualmente fazendo a consolidação das informações prestadas pelas empresas. Possivelmente haverá uma divulgação mais ampla quando os dados estiverem prontos. Contudo, em análise preliminar, ele reiterou que houve um decréscimo de 30% na quantidade de chamadas nas redes das operadoras. "O que mostra que a gente acertou na medida de combate ao robocall", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!