Mais de 1,3 mil central offices (COs) com tecnologia legada utilizadas pela Oi na concessão de telefonia fixa (STFC) foram desativadas no primeiro trimestre de 2022, revelou a empresa nesta quarta-feira, 29.
Segundo a operadora, a medida faz parte da busca por sustentabilidade do negócio. A desativação das estações envolveu a migração "suave" de clientes atendidos pela rede de cobre para soluções de telefonia fixa baseadas em fibra óptica e redes sem fio.
No caso da tecnologia wireless, a Oi tem utilizado a opção para substituir central offices que atendiam um baixo número de usuários, com contribuição de fluxo de caixa negativa. Já no caso da fibra, a empresa somava em março 3,2 milhões de clientes residenciais de voz fixa atendidos com rede óptica, em crescimento de 42% em um ano. O cobre atendia outros 2 milhões de clientes residenciais e mais 2,7 milhões de contratos B2B.
Na teleconferência sobre os resultados do primeiro trimestre nesta quarta-feira, a Oi ainda reportou progresso no trabalho de redução das "complexidades regulatórias" da concessão ao lado da Anatel, a fim de reduzir "gastos improdutivos". A empresa também afirmou que a arbitragem sobre o STFC está transcorrendo conforme esperado.
Na verdade a Oi tá obrigado os clientes da rede de cobre migrar pra a fibra, a oi deixou de dar manutenção na rede de cobre já faz um bom tempo, onde não tem a fibra e seu telefone der algum problema, pode esquecer, a oi não dará mais suporte.
Esta empresa que trata seus clientes como LIXO simplesmente está cancelando o serviço de telefonia fixa sem nenhum aviso , e não dá outra opção para quem não consegue sinal com a tal tecnologia "nova" que de nova não tem nada, os clientes para terem suas reclamações ouvidas são obrigados a abrirem reclamação na ANATEL, pois não existe forma de entrar em contato com a Oi , aí quando a reclamação é registrada na ANATEL, como por um milagre eles entram em contato com o cliente, não teve nenhuma transição suave , apenas desrespeito por parte desta companhia
Eu estou desde o dia 12/05/22 sem internet e telefone fixo, a resposta que me deram que iriam vir no dia 16/05/22, liguei para ouvidoria e nada a central me passou o nome e o número do celular do técnico que iria fazer o serviço, o mesmo me informou que não poderia vir a minha residência por falta de cabo, pois o cabista não iria passar, o mesmo me aconselhou a procurar uma outra operadora, estou a ponto de perder o meu emprego, pois estou gastando com um plano de internet móvel que não tem me atendido muito a minha finalidade profissional, a Oi alega que o reparo será finalizado até o dia 31/08/22, um absurdo, sendo que não vejo pela redondeza uma manutenção por parte da empresa, uma empresa que menospreza a classe menos favorecida, está preocupada com a zona sul do RJ, com a zona norte, eles esquecem, espero que tudo se resolva.
Pois é a operadora não da mais suporte para cliente cobre não, desse da semana passada a operadora me deixou semanal de fixo ligaram tanto para realiza a migração do cobre para tecnologia WLL ( sinal de rádio frequência do tipo usando a rede 3G de uma operadora parceira no caso a TIM) e aqui na minha cidade serviço de fibra ótica não atende técnico falou que a rede eu obsevei que não tem mais rede cabos estão solto pro furto de cibo de cobra central as (DLU) não estão mais instalado, pois é a única solução e procura outro provedor de fibra ótica que oferece serviço de banda larga e voip pra uma possível portabilidade numérica do bilhete (número do telefone fixo) pois é a empresa deixou os seus clientes da classe c d nas mão eu te pergunto será que esse provedores locais vão da conta do serviço daqui alguma tempo ? Até pro que o 5G está chegado provavelmente depois o 6,7 G uma coisa digo a vcs e melhor comerça a migra para empesa de 4G até pq daqui pra frente essa empresas de berrio não vai da suporte e talvez migre para o 4G ou outra tecnologia ou e encerre suas atividade e melhora já comerça pensa no G4 como solução para abri portas para o 5 ou 6 G