Parlamentares da mesa diretora do Senado propõem criar comissão de Comunicação

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Mesa Diretora o Senado Federal apresentou nesta segunda-feira, 29, projeto de resolução que muda regimento interno da casa criando três novas comissões e alterando as atribuições de duas já existentes. Entre as novas, está a de Comissão de Comunicação (CCOM) e a Comissão de Defesa da Democracia (CDD). Já entre as comissões que têm proposta de redefinição de competências, está a de Ciência e Tecnologia (CCT). O projeto de resolução do Senado (PRS) 63/2023 é assinado pelo presidente da casa, senador Rodrigo Pacheco; pelo 1º vice-presidente, senador Veneziano Vital do Rego (MDB/PB); pelo senador Rogerio Carvalho (PT/SE), 1º secretário; e Chico Rodrigues (PSB/RR), 2º secretário. O relator da proposta é o senador Eduardo Gomes (PL/TO).

Segundo os senadores que integram a mesa direta do Senado ouvidos por este noticiário, a Comissão de Comunicação busca atender a uma demanda da sociedade. Para esses parlamentares, a evolução da Internet, a quinta geração da telefonia móvel (5G) e o surgimento das plataformas digitais têm apontado para o Legislativo temas urgentes que estão presentes na vida das pessoas. Eles também ressaltam o problema da desinformação (fake news) como algo que deve ter um debate qualificado no Legislativo.

"A comunicação é hoje meio essencial para a promoção da transparência e democracia no Brasil, se apresentando como forma de mobilização popular em prol de causas sociais e políticas", um parlamentar que acompanha a proposta ouvido por TELETIME.

Notícias relacionadas

Pela proposta, caberá à Comissão de Comunicação opinar sobre temas como inovação e desenvolvimento científico e tecnológico das comunicações; política nacional de comunicação; renovação de concessão de radiodifusão e temas relacionados a telecomunicações.

A Comissão de Ciência e Tecnologia terá agora também a atribuição de elaborar a politica nacional de ciência, tecnologia, inovação e informática.

Com essa proposta, o Senado Federal segue o mesmo caminho da Câmara dos Deputados, que este ano alterou seu regimento interno para criar também uma Comissão de Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!