Abranet defende constitucionalidade do art. 19 do Marco Civil da Internet, em audiência no STF

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) também se posicionou de forma favorável à Constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (MCI), durante o primeiro dia de audiências públicas promovidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a responsabilização das plataformas digitais previstas na legislação, nesta terça, 28.

O representante da Abranet na audiência, Dr. Carlos Affonso Souza, destacou que é possível ser favorável a posição de Constitucionalidade do art. 19 do Marco Civil da Internet e, ao mesmo tempo, ser favorável a regulação e ao seu aprimoramento. "É possível que exista sensibilidade para entender que determinados assuntos precisam de avanços e de atualizações. Não existe nenhuma incongruência nisso. O Marco Civil da Internet é feito para ser uma lei principiológica, que devido à complexidade do tema, precisa de atualizações", defendeu.

"Desmontar o Marco Civil da Internet e o artigo 19 vai trazer mais riscos e problemas do que soluções. O aprimoramento que se deve à lei não vem do desmonte do art. 19, mas ao contrário, vem de um pensar sobre novas exceções, dever de cuidado e regras de transparência que possam ser complementares a esse regime de responsabilidade nele desenhado", analisou.

Notícias relacionadas

Carlos Affonso Souza ressaltou que a Internet como um todo não pode ser comparada a uma big tech e que seu desenho regulatório não deve seguir os padrões aplicados para essas empresas. Para ele, neste momento, o Marco Civil da Internet representa um alicerce para uma série de tentativas importantes em termos de atualização e complementação de legislações.

O representante da Abranet lembrou que o STF ainda irá julgar diversos outros temas relacionados à Internet. "Os temas ligados à internet não vão escapar da alçada dessa corte. Abranet confia que a corte tomará a melhor decisão para trilharmos o melhor caminho sobre esse tema no Brasil, um país conhecido por sua originalidade e por estar sempre na vanguarda sobre temas de regulação da internet", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!