TIM amplia cobertura 4G e 5G em favelas em parceria com a IHS

Juscelino Filho, Ministro das Comunicações, em visita ao projeto social AfroReggae, no Complexo da Maré (RJ). Foto: Miguel Mello/MCom

A TIM afirmou nesta segunda-feira, 28, ter atingido cobertura em 95% das favelas das dez maiores cidades do Brasil com Internet 4G e 64% com a tecnologia 5G. Segundo a companhia, a empreitada contempla mais de 2 milhões de domicílios. A iniciativa conta com apoio da empresa de infraestrutura IHS.

A expectativa é que a quinta geração de redes móveis alcance 70% das comunidades do projeto (o que equivale a 227 favelas) até o final do ano, afirmou a operadora de telefonia.

Na parte de engenharia, a IHS desenvolveu instalações compactas de telecom que utilizam imóveis residenciais como base. Essa característica elimina a forma tradicional de construção através da instalação de torres ou postes. Com isso, a multinacional diz que há maior agilidade e economia com a instalação, que "apresenta um impacto visual mínimo no ambiente". 

Notícias relacionadas

Para cobrir favelas e regiões periféricas do Rio de Janeiro que não possuem infraestrutura de telecomunicações suficiente para suportar a demanda do 5G, a IHS prevê potencial para instalação de mais de 300 sites, seguindo o conceito já testado.

De acordo com a TIM, houve aumento de 30% no uso de dados no Complexo da Maré (RJ) com a chegada do projeto. O bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro recebeu nesta segunda-feira uma visita do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que conheceu o projeto social AfroReggae, apoiado pela IHS na Favela Nova Holanda.

A ONG desempenha o papel de identificar os locais ideais onde a infraestrutura pode ser instalada e ajuda a estabelecer vínculos com a comunidade. A IHS também patrocinou dois novos centros educacionais Afrogames no complexo da Maré

Inclusão digital

Segundo estudo feito em 2022 pelo IBGE, o Brasil soma mais de 13 mil favelas em 734 cidades do País.

Para Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, a ampliação da cobertura móvel em favelas e comunidades é fundamental para habilitar a transformação e a inclusão digital em todo o País, dando espaço para novas oportunidades em educação e no mercado de trabalho. "Sabemos a importância que a conectividade tem na vida das pessoas, e por isso, trabalhamos para oferecer a melhor experiência para nossos clientes através da maior rede móvel do País. Quando combinamos o nosso serviço a um propósito maior, abrimos oportunidades para a conquista de uma profissão, um novo emprego, para aproximar relacionamentos, e é isso o que a conectividade faz", afirmou o CEO.

Para Farès Nassar, head Latam da IHS, o objetivo principal do grupo é que "a presença nas comunidades abra novas possibilidades e traga melhor qualidade de vida para todos, o que está totalmente alinhado ao nosso propósito de ampliar o suporte ao desenvolvimento econômico e social nos mercados emergentes. Ao lado de parceiros de grande experiência e que compartilham da mesma visão, como a TIM, temos nos dedicado a desenvolver novas tecnologias e formas de operação que nos permitam ampliar o acesso e promover a inclusão, levando inovação a áreas ainda não conectadas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!