A Nokia e o grupo Telefónica anunciaram nesta quarta-feira, 28, uma aliança para oferta de soluções de redes privativas e digitalização na América Latina – mas com foco em mercados da América hispânica.
A estratégia deve combinar portfólio fim a fim de redes privativas sem fio da Nokia para o segmento industrial e conectividade oferecida pela operadora de telecom. As cadeias portuária, de mineração, energia e manufatura são algumas das verticais vislumbradas pela dupla.
O comunicado divulgado pelas parceiras não fez menção ao mercado brasileiro, onde a Telefónica é controladora da Vivo. Já o diretor para B2B da Telefonica Movistar Empresas Hispanoamérica, Juan Vicente Martín, destacou o benefício que novas redes privativas LTE e 5G podem gerar a partir da aliança estratégica.
"Estamos entusiasmados com a parceria com a Telefonica, combinando nossas soluções líderes sem fio privadas de nível industrial com as crescentes soluções e serviços B2B da Telefónica Hispanoamérica", completou o head da Nokia para clientes Telefonica Corporate, Néstor González, em comunicado.
Hoje, a fornecedora de equipamentos aponta ter participado da implementação de redes de missão crítica em mais de 2,6 mil empresas em todo o mundo. Em 595 delas, a oferta passa por redes privativas sem fio.