Dois terços das empresas utilizam fibra ótica como conexão à Internet, diz pesquisa

Foto: Pixabay

Assim como no mercado residencial, as empresas também passaram a adotar a fibra ótica como principal meio de acesso à Internet. Segundo a pesquisa TIC Empresas 2019, 67% de negócios utilizam o FTTH, percentual que aumentou 18 pontos em dois anos. O estudo foi divulgado nesta terça-feira, 28, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O acesso discado ainda é utilizado por 7% das empresas. As conexões via cobre (xDSL) ainda respondem por 54% do total. Também há uma grande presença do cabo: 51% das companhias utilizam essa tecnologia. Em seguida vêm o uso da rede celular 3G ou 4G, com 46%; conexão via rádio, com 15%; e conexão via satélite, com 7%. Vale lembrar que a soma não é de 100% porque há empresas que utilizam mais de um tipo de conexão, seja por redundância, seja por localidades diferentes. 

Notícias relacionadas

Com o crescimento da adoção da fibra, houve também aumento da velocidade. Em 2017, 49% das empresas usavam conexões de 1 a 10 Mbps. Em 2019, mais da metade (53%) já utilizam banda larga com velocidades de 10 a 100 Mbps. 

No recorte mais detalhado, a faixa de 10 a 30 Mbps é a mais adotada, com 27%. Em seguida vem a de 30 a 100 Mbps, com 25%. A banda larga acima de 100 Mbps é utilizada por 17% das entrevistadas. Por outro lado, ainda há 21% das empresas utilizando conexões com velocidade de 2 a 10 Mbps; 5% com a faixa de 1 a 2 Mbps; e 2% com planos de até 1 Mbps. Os outros 3% não souberam ou não responderam.

Uso da Internet

Conforme a pesquisa, 98% das empresas utilizaram a Internet nos últimos 12 meses. Grande parte foi para efetuar pagamentos e consultas bancárias (92%), além de informações sobre produtos e serviços (93%), monitoramento do mercado (73%) e interação com organizações governamentais (72%), entre outros padrões de uso. Vale notar que o uso de VoIP ou videoconferência pela Internet foi mencionado por 41% das empresas, enquanto o uso de mensagens instantâneas foi de 76%. Todas (100%) ainda utilizam email. 

A TIC Empresas também questionou sobre o uso da nuvem. O armazenamento de arquivos ou banco de dados foi mencionado por 38%, enquanto 23% falam que utilizam o cloud para capacidade de processamento. 

A pesquisa ainda indica que os dispositivos móveis são adotados por 71% das empresas. Confira a íntegra da TIC Empresas 2019 clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.